A Câmara Municipal de Parnaíba realizou, nesta quarta-feira (19), uma audiência pública para discutir a reprovação das contas da Secretaria Municipal de Saúde pelo Conselho Municipal de Saúde nos anos de 2022, 2023 e 2024. A iniciativa foi do vereador Zé Filho Caxingó.
O debate contou com a presença do presidente do Conselho, Flávio Furtado, e do ex-vereador Antônio Cardoso, membro do Conselho, que apresentou um relatório detalhado apontando diversas inconsistências nas contas, constatadas durante fiscalizações. Dentre os resultados da audiência, ficou definida a possibilidade de abertura de uma CPI na Câmara para investigar as denúncias.
Também participaram outros conselheiros, além da representante da Subseção da OAB Parnaíba, Dra. Lara Cruz, das enfermeiras Kelsa Pereira e Waldisleia Xavier, representantes do Sindicato dos Enfermeiros do Piauí, e do presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Leandro Lopes.
O secretário municipal de Saúde, Thiago Judah, foi convidado, mas não compareceu, gerando críticas pela ausência. Outros órgãos, como o Ministério Público do Piauí, o Tribunal de Contas do Estado e o Conselho Estadual de Saúde, também foram oficiados, mas não se fizeram presentes.
A audiência pública contou ainda com a participação dos vereadores Maksuel Brandão, Batista do Catanduvas, Neta da Kolping, Fátima Carmino, Renato Bittencourt e David Soares. Após a apresentação dos documentos e registros do Conselho, todos os presentes no plenário tiveram a oportunidade de se manifestar.
Acesse nossas redes sociais:
https://www.facebook.com/cmparnaibaoficial
https://www.instagram.com/cmparnaibaoficial/
https://www.instagram.com/escolalegpar/
www.youtube.com/@cmparnaibaoficial
www.parnaiba.pi.leg.br