A sessão ordinária desta quarta-feira (14) contou com a presença diretora da 1ª Gerência Regional da Educação Estadual (GRE), de Parnaíba, Safira Veras, que fez uso da Tribuna Livre em atendimento a uma solicitação feita por meio do requerimento verbal dos vereadores Neta Castelo Branco (DEM), Irmão Marquinho (DEM), Joãozinho do Trânsito (PSC) e Taylon Andrades(PROS). O objetivo do uso da Tribuna Livre pela diretora regional serviu para prestar alguns esclarecimentos no que diz respeito à situação caótica que se encontram as escolas estaduais: Unidade Escolar Senador Chagas Rodrigues, no Bairro Piauí e Unidade Escolar José Narciso, no Bairro São José.


“O ofício de N 218/2021 informa que as escolas estaduais estão se deteriorando, mas não acreditamos que o cenário seja esse, então comunico que os recursos já estão garantidos em fase de execução”, disse a diretora da GRE.


Ela comunicou que 22 escolas de Parnaíba serão reformadas por meio de parcerias. “Eu posso dizer que oito escolas estaduais já estão em fase de projeto e execução, como é o caso da Unidade Escolar Francisco Correia que passará por uma reforma geral, como também a ampliação e criação de espaço pedagógico, cobertura da quadra de esportes e ampliação das salas de aula. Outra escola que está dentro do projeto é a Unidade Escolar Deputada Francisca Trindade II, que fica localizada no Assentamento Lagoa do Prado, próximo a Baixa da Carnaúba. Essas ações já estão em execução e muitas outras ainda serão feitas”, afirmou.

“Temos ações bem assertivas, dentre elas a conclusão da quadra da Unidade Escolar Edson da Paz Cunha que fica próxima a 1ª GRE e que ainda não foi inaugurada porque resta a publicação de alguns dos aditivos dos serviços extras. Também temos em execução a retirada da cobertura da quadra da Unidade Escolar Edson Cunha, próximo a Prefeitura, no Bairro Pindorama”, complementou.

Ela destacou ainda que as escolas estaduais recebem uma verba que é depositada diretamente na conta da escola. Esses recursos são oriundos de vários programas para que as gestoras possam realizar manutenção e, assim, as escolas não fiquem deterioradas. “Algumas vezes a verba também é utilizada para comprar gás de cozinha, álcool em gel, máscaras e até equipamentos EPIs para segurança no período da Covid-19”, frisou.

O vereador Irmão Marquinho (DEM), agradeceu a presença da diretora regional e solicitou um posicionamento concreto por parte da Secretaria a respeito das escolas: Unidade Escolar Senador Chagas Rodrigues e Unidade Escolar José Narciso, visto que Safira já está em seu segundo mandato.


“O que eu queria ouvir da professora representante da Secretaria de Educação do Estado era o seguinte: qual é o cronograma que inicia e quando termina as reformas dessas duas escolas citadas? Precisamos destas informações para que possamos passar para a população uma resposta segura, pois somos cobrados constantemente. Queria entender o porquê dessa lentidão da Secretaria até mesmo para dar uma resposta. Eu quero ouvir da senhora qual o posicionamento”, exclamou o parlamentar do Democratas.

Em resposta, Safira disse que recebeu algumas informações advindas do setor de engenharia. “Com relação a Unidade Escolar José Narciso, o que a gente sabe é que o prédio está desativado desde da época do ex-governador Zé Filho. Essa foi a informação que me passaram. O que eu posso dizer é que a Seduc está com o projeto concluído e está em análise pela Corregedoria Geral do Estado. No que diz respeito a prazos, o início da obra está previsto para maio de 2021 e o valor da verba destinada é de R $1.138.592,16. Com relação a Unidade Escolar Senador Chagas Rodrigues, a obra está em fase de revisão e a previsão da licitação é para junho 2021”, explicou Safira Veras.

A vereadora Neta Castelo Branco, também do Democratas, agradeceu a presença da professora Safira e lembrou que o mesmo convite já havia sido feito há dois anos, mas a gestora não havia comparecido à Câmara Municipal.


“Eu conheço a sua educação, a sua competência e tenho muito respeito pela senhora. Sobre os motivos que lhe trouxeram aqui, gostaria de saber o que será feito na Unidade Escolar Professora Maria da Penha, que fica localizada no Tabuleiro. Também questiono que tipo de obra será feita na quadra do Colégio Estadual Lima Rebelo? Estou fazendo essas perguntas porque a população vem cobrando da gente e tenho certeza que a população também cobra da senhora”, disse Neta Castelo Branco.

De acordo com a professora Safira, no momento a Unidade Escolar Professora Maria da Penha está desativada, porém em fase interna de licitação, sendo que há previsão de início das obras para maio deste ano. Informou também que já foi feito um laudo técnico da situação da escola, pois é desejo da comunidade que o prédio seja reaberto. Já em relação a quadra do Colégio estadual, a diretora disse que irá obter informações para repassar aos vereadores e que estará disponível para outros esclarecimentos.

Em seguida, o pronunciamento foi do vereador Joãozinho do Trânsito (PSC). De acordo com ele, na Unidade Escolar Senador Chagas Rodrigues restaram somente as paredes, pois com o abandono total do Estado, a bandidagem já levou o teto e as portas.


“Torço para que em maio ainda tenhamos paredes na escola, pois a situação é gritante. Em relação a Unidade Escolar José Narciso, só tem servido para os marginais e nada mais. O Colégio Estadual Lima Rebelo está com teto no chão, rodeado de um matagal e fechado com um cadeado há mais de três anos! Quero dizer que quando a quadra era usada por jovens para prática de esporte, eles cuidavam do local. Em relação a culpa que a senhora atribui ao ex-governador Zé Filho, quero lembrar que ele permaneceu no governo por apenas 9 meses, diferente de outros que já tem vários mandatos e não fazem nada. Mas não quero politizar a situação e sim quero que estes problemas sejam resolvidos, pois o que vemos hoje é somente ruínas”, disparou.

O parlamentar Tayllon Andrades (PROS) disse que ficou feliz com a participação da professora e contente com as ações que a diretora da GRE revelou que estão prestes a acontecer.

“Já vi o projeto da Unidade Escolar Senador Chagas Rodrigues e estou acompanhando a questão da entrega da quadra da Unidade Escolar Edson da Paz Cunha que foi uma obra no valor R$509,00 mil reais, e hoje ela se encontra com 99,56% da obra executada prestes a ser entregue para população. Todo este trabalho está sendo acompanhado pelo coordenador regional do Pro-Piauí, Rubens Vieira. Eu tenho certeza que a gente irá receber essas escolas reformadas. Quero agradecer e dar os parabéns pela sua fala, e dizer que a Casa Legislativa também está aberta para quando a senhora tiver notícias positivas para nos informar”, agradeceu.

O presidente da Câmara, o vereador Carlson Pessoa (DEM), agradeceu a presença da professora Safira e disse que teve o prazer de conhecê-la pessoalmente alguns anos atrás, quando a gestora lhe passou a impressão de uma pessoa gentil, educada e preparada para gerir a educação.


“Pena que não tenha dado certo a senhora participar da sessão há dois anos. Não sabemos por qual motivo, mas esqueça o que importa é que você veio desta vez. Sabemos da competência da senhora. Sei que é muito difícil gerir o caos, pois esta é a realidade de muitas escolas estaduais em Parnaíba. Nunca concordei tanto com o vereador Joãozinho do Trânsito como hoje. Sugiro que não parta mais da senhora a expressão politiqueira de atribuir o abandono da Escola Estadual José Narciso ao ex-governador parnaibano Zé Filho, que ocupou o cargo por nove meses. Quando Zé Filho assumiu a cadeira do Karnak a reforma da escola já era cobrada pelo então governador Wilson Martins. Se os dois erraram por na época não ter contingente educacional para ocupar o espaço físico, nada justifica de lá para cá, sete anos após este período a escola ter se transformado em escombros, ao ponto de quase se desmoronar. Agradeço sua presença e conte com essa Casa Legislativa. Espero que metade do que foi anunciado possa se concretizar”, finalizou o presidente.

Ascom / CMP

Adicionar Comentário