Além dos requerimentos aprovados na sessão ordinária desta segunda-feira (14), também foram apresentadas diversas Moções, sendo uma de Congratulação oito de Pesar. Vale ressaltar que pelo novo Regimento Interno da Casa, Moções não necessitam mais de aprovação dos edis, sendo somente feita a leitura em Plenário.

O parlamentar do Republicanos, André Neves, solicitou Moção de Congratulação de N° 01/2022, em homenagem ao médico psiquiatra Dr. Manoel Moreira de Abreu Filho e para o Instituto Abreu, que no último dia 13 de fevereiro completou um ano de atividades na cidade de Parnaíba. O Instituto tem como missão cuidar de pessoas, pacientes diagnosticados com problemas mentais e psicossociais, promovendo políticas públicas assistenciais de combate a essas patologias, com a missão de recuperá-las e reinseri-las com dignidade na sociedade.

O presidente da Casa, Carlson Pessoa (DEM), deu início a apresentação das Moções de Pesar do ano, sendo autor da Moção de Pesar de N° 01/2022, pelo falecimento da ex-funcionária da Escola Municipal João Campos, a senhora Maria do Socorro da Silva Santos, que veio a óbito aos 70 anos, ocorrido no dia 5 de janeiro do corrente ano.

“Neste momento de profunda dor, externamos as mais sinceras condolências aos familiares e amigos por essa irreparável perda. Rogamos para que Deus venha confortá-los neste momento de dor, em que as palavras se apequenam e o espírito busca amparo na fé”, frisa o documento.

A Moção de Pesar de N° 03/2022, é dirigida ao senhor Francisco Israel Fernandes Rodrigues, extensiva aos demais membros de sua família pelo falecimento de sua esposa, Maria do Socorro Rocha de Oliveira Rodrigues, mais conhecida como Dona Socorrinha, que faleceu aos 59 anos de idade na data de 14 fevereiro deste ano.

Já na Moção de N° 04/2022, o presidente da Câmara pediu que a condolência seja encaminhada à senhora Antônia Marlene da Silva Oliveira pelo falecimento de seu filho, Sebastião de Oliveira Filho, de 50 anos, que veio a óbito na data de 16 de janeiro de 2022. O documento póstumo é extensivo à esposa dele, Maria da Paz Fortes de Oliveira e demais membros da família. Sebastião de Oliveira Filho, mais conhecido como “Bastião da Ilha”, foi líder comunitário de grandes causas da comunidade do bairro Ilha Grande de Santa Isabel. Ele também foi servidor público da Prefeitura de Parnaíba e deixou um legado histórico para o seu povo.

No documento de N° 05/2022, o presidente da Câmara requereu o envio de Moção de Pesar à senhora Marisa Cajubá, extensivo aos demais membros de sua família pelo falecimento de sua esposo, Francisco de Assis Cajubá de Brito, que veio a óbito aos 96 anos de idade, na data do último dia 2 de fevereiro. Francisco de Assis Cajubá de Britto era advogado militante na Comarca de Parnaíba há mais de 50 anos, sendo também escritor, economista, jornalista e empresário.

Presidiu a Associação Comercial de Parnaíba (ACP), de 1987 a 1990. Também foi membro da Academia Parnaibana de Letras (Apal) e do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Parnaíba (IHGGP), além de ser autor do livro “Petições”, lançado em 2003. Foi professor universitário e um dos fundadores do campus Ministro Reis Velloso da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), atual UFDPar. Francisco de Assis Cajubá de Britto é pai do ex-presidente da subseção da OAB Parnaíba, Antônio Cajubá de Britto Neto. Ele deixa sete filhos, dentre eles mais dois advogado: Roberto Cajubá da Costa Britto e Ana Sílvia da Costa Britto, além de Dassis Costa Britto, Maria Eliane da Costa Britto, Liliana da Costa Britto e Ana Lília da Costa Britto, além da viúva Marisa Cajubá, netos e bisnetos.

Os vereadores apresentaram a Moção de Pesar N° 02/2022, manifestando solidariedade à senhora Maria do Socorro Costa Farias e aos demais familiares pelo falecimento do esposo dela, o ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Parnaíba, Elias Ribeiro de Farias, mais conhecido como Elias Farias, que veio a óbito aos 80 anos no dia 7 de janeiro deste ano.  Elias Ribeiro de Farias nasceu em Parnaíba no dia 10 de julho de 1941, foi eleito vereador pela primeira vez em 1976, tendo exercido quatro mandatos consecutivos. Foi presidente da Câmara Municipal de Parnaíba no ano de 1996 e deixa um legado histórico na política e na sociedade paraibana.

A Moção de Pesar N° 08/2022 também tem assinatura dos vereadores signatários manifestando solidariedade à senhora Maria da Glória de Albuquerque Campos e aos demais membros pelo falecimento do ex- vereador da Câmara e ex-radialista Mário de Santana Campos Mário Campos.

Ele faleceu aos 88 anos de idade no último dia 10 de fevereiro. Mário de Santana Campos nasceu no dia 26 de abril de 1934, era casado com a senhora Maria da Glória de Albuquerque Campos, sendo que desta união nasceram os filhos Cláudia Fernanda de Albuquerque Campos, Jesum Messias de Albuquerque Neto Carlos, Eduardo de Albuquerque Campos, Francisco José de Albuquerque Campos e Antônio Fernandes de Albuquerque.

Mário Campos foi um ícone do rádio parnaibanop, profissional ético que contribuiu para a comunicação de Parnaíba e região. Foi eleito vereador pela primeira vez em 1971, tendo exercido três mandatos.

Na Moção de Pesar de N° 06/2022, Renata Bittencourt (PTB), pediu que o documento seja dirigido à senhora Antônia Marlene da Silva Oliveira pelo falecimento do filho dela, Sebastião de Oliveira Filho, ocorrido no último dia 16 de janeiro. A Moção é extensiva à esposa de Sebastião, Maria da Paz Fortes de Oliveira e aos demais membros da família.

Neta Castelo Branco (DEM), apresentou Moção de Pesar de N° 07/2022 dirigida à senhora Marisa Cajubá, pelo falecimento do esposo dela, o advogado Francisco de Assis Cajubá de Brito, ocorrido no último dia 12 de fevereiro. A homenagem póstuma é extensiva aos filhos do casal, Roberto Cajubá da Costa Britto, Ana Sílvia da Costa Britto, Dassis Costa Britto, Maria Eliane da Costa Britto, Liliana da Costa Britto e Ana Lília da Costa Britto.

Ascom / CMP

Adicionar Comentário