Daily Archives: Novembro 17, 2021

Saiba quais assuntos foram debatidos na sessão desta quarta-feira (17)

Saiba quais assuntos foram debatidos na sessão desta quarta-feira (17)

Na sessão ordinária desta quarta-feira (17), os vereadores da Câmara Municipal de Parnaíba discutiram e aprovaram três Projetos de Lei (PL) que visam concessão do Título de Cidadania Parnaibana, nomeação de rua e “Projeto Adote uma Praça”, além de outras demandas.

O PL nº 4.750/2021, de autoria do vereador do Solidariedade, Daniel Jackson, que dispõe sobre a implantação do “Projeto Adote uma Praça”, no âmbito do município de Parnaíba. A iniciativa tem como objetivo promover a organização, manutenção e conservação de praças,  canteiros centrais, rotatórias, parques infantis, áreas de ginástica e lazer no município de Parnaíba.

Conforme destaca um trecho do documento, praças ou espaços públicos poderão ser adotados por empresas privadas, instituições e entidades não governamentais, igrejas a pessoas físicas que ficarão responsáveis por sua manutenção, podendo proceder reformas e melhorias após  parecer favorável do órgão competente. Será permitida também às pessoas jurídicas, após assinatura de um termo de cooperação, a circulação de publicidade na praça/ espaço público e a divulgação de parceria na imprensa, além de informes publicitários envolvendo a área objeto do convênio.

Irmão Marquinhos (Democratas), teve aprovado o Projeto de Lei N° 4.751/2021, que denominada de Rua dos Oliveiras a atual Travessa Monsenhor António Sampaio, localizada na comunidade Bonsucesso, na localidade Olho d’Água, zona rural de Parnaíba.

“Os Oliveiras residem há anos na localidade onde iniciaram a abertura da citada a rua, a construção de um poço com recursos próprios que abastecem há vários anos a localidade Bom Sucesso e implantaram postes para receber rede elétrica. A família dos Oliveiras é pioneira na localidade, sendo os responsáveis diretos pelo início do desenvolvimento da região”, informou.

Por meio do PL 4.752/2021, apresentado pelo vereador André Neves (Republicanos), será concedido o Título de Cidadão Parnaibano ao Senhor Raimundo Sampaio Batista Neto, mais conhecido como Davylla Bombom, famoso vendedor de trufas na cidade de Parnaíba. O agraciado é natural de Araras, no Maranhão e desde 2004 reside na cidade que ele abraçou como sua.

Depois de apreciados e aprovados os Projetos de Lei,  teve início o debate dos requerimentos, iniciando por André Neves que pleiteou na demanda 1.125/2021, a implantação de pavimentação poliédrica no bairro Portinho, região que encontra-se em grande parte sem a devida infraestrutura.

“As ruas do Portinho estão todas praticamente na piçarra, fato que vem causando inúmeros transtornos à população que trafega pela localidade. No peito seguinte, de N° 1.126/2021, ele requereu a restauração da pavimentação poliédrica da Rua Flávio Antônio Correia Caracas, localizada no bairro Frei Higino, pois tal situação vem causando inúmeros transtornos à população.

Melhorias para o assentamento Massa Machado, na zona rural de Parnaíba, mais precisamente nas imediações do Distrito Irrigado Tabuleiros Litorâneos, voltou a ser solicitado na Câmara.

Por meio do requerimento 1.123/2021, do vereador Irmão Marquinhos (Democratas), o parlamentar solicitou que a localidade seja oficialmente reconhecida como Assentamento pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), pois são vários pedidos da população local que requer o referido direito para o desenvolvimento da região. A comunidade Massa Machado existe há muitos anos, porém, carece da mais simples infraestrutura como água encanada e energia elétrica, entre outras benfeitorias.

Neta Castelo Branco (DEM), pediu no requerimento 1.120/2021, a elaboração de um estudo técnico por parte da equipe de Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), visando a elevação da caixa d’água existente no povoado Canaã do Norte, zona rural, com o objetivo de fazer a melhor distribuição de água para as residências dos moradores.

“Sabemos que na atual gestão existe o compromisso dos nossos administradores de atender as reivindicações da população, por isso, reforçamos o pedido por meio deste ofício” disse a parlamentar.

Renato Bittencourt (PTB), teve aprovado o requerimento N° 1.108/2021 pedindo providências em regime de urgência para que seja feito o revestimento asfáltico das nove lombadas situadas na Estrada da Pedra do Sal. No pleito seguinte, por N° 1.112/2021, o parlamentar requereu o envio de Moção de Pesar para o advogado Daniel Nogueira, extensiva aos demais membros da família pelo falecimento da mãe dele, a professora Maria da Conceição Nogueira Silva, ocorrida no último dia 10.

E, na demanda 1.121/2021, ele solicitou em caráter de urgência a implantação de iluminação pública de LED no Campo Poeirão, situado na Avenida Rio Parnaíba, no bairro Igaraçu.

Ascom / CMP

 

André Neves requer reajuste do pagamento da Gavip para os vigias

André Neves requer reajuste do pagamento da Gavip para os vigias

André Neves (Republicanos), sugeriu na demanda 1.115/2021, a implantação de iluminação pública adequada na Rua Madeira Brandão, localizada no bairro Nossa Senhora de Fátima, que se encontra precária e a população reclama da insegurança potencializada pela escuridão na área. No de N° 1.116/2021, ele solicitou o reajuste da Gratificação por Atividade de Vigilância Patrimonial (Gavip), que atualmente está no valor de R$ 100,00.

“Vale ressaltar que há nove anos a Gavip não passa por reajuste. Pedimos também o pagamento de periculosidade para os vigias lotados na Secretaria Municipal de Saúde, além de  melhorias trabalhistas”, disse André.

Ricardo Veras solicita restauração do calçamento da Rua Anhanguera

Ricardo Veras solicita restauração do calçamento da Rua Anhanguera

Ricardo Veras (Republicanos), pleiteou no documento de N° 1.119/2021, o envio de ofício ao prefeito Mão Santa para que eu mesmo solicito ao setor competente a restauração da pavimentação poliédrica da Rua Anhanguera, localizada no perímetro urbano do Conjunto Betânia, no Bairro frei Higino.

Conforme explicou Ricardo, ele tem sido procurado por moradores que devido às condições precárias de trafegabilidade da via, sofrem inúmeros transtornos, sendo que a região necessita urgente da benfeitoria.

Vereadores aprovam pedidos de obras para a zona rural e urbana de Parnaíba

Vereadores aprovam pedidos de obras para a zona rural e urbana de Parnaíba

Na sessão ordinária desta terça-feira (16), o vereador Renato Bittencourt (PTB), teve aprovado o requerimento N° 1.108/2021 pedindo providências em regime de urgência para que seja feito o revestimento asfáltico das nove lombadas situadas na Estrada da Pedra do Sal. No pleito seguinte, por N° 1.112/2021, o parlamentar requereu o envio de Moção de Pesar para o advogado Daniel Nogueira, extensiva aos demais membros da família pelo falecimento da mãe dele, a professora Maria da Conceição Nogueira Silva, ocorrida no último dia 10.

Do gabinete do vereador Assis Car (PROS), veio requerimento 1.113/2021, solicitando providências para restauração do calçamento da Rua Santo Antônio, no bairro Dirceu Arcoverde. Dele também é o pleito 1.114/2021, para a tomada de providências por parte da Prefeitura a fim de que seja implantada malha asfáltica na Rua Centenário, no Bairro Piauí, mais especificamente na altura do Colégio João Silva Filho, até a Rua 24 de Julho.

“Os moradores estão reivindicando melhorias da via, pois a mesma está muito danificada”, disse Assis Car.

Já André Neves (Republicanos), sugeriu na demanda 1.115/2021, a implantação de iluminação pública adequada na Rua Madeira Brandão, localizada no bairro Nossa Senhora de Fátima, que se encontra precária e a população reclama da insegurança potencializada pela escuridão na área. No de N° 1.116/2021, ele solicitou o reajuste da Gratificação por Atividade de Vigilância Patrimonial (Gavip), que atualmente está no valor de R$ 100,00.

“Vale ressaltar que há nove anos a Gavip não passa por reajuste. Pedimos também o pagamento de periculosidade para os vigias lotados na Secretaria Municipal de Saúde, além de  melhorias trabalhistas”, disse André.

O colega de partido, Ricardo Veras, pleiteou no documento de N° 1.119/2021, o envio de ofício ao prefeito Mão Santa para que eu mesmo solicito ao setor competente a restauração da pavimentação poliédrica da Rua Anhanguera, localizada no perímetro urbano do Conjunto Betânia, no Bairro frei Higino.

Conforme explicou Ricardo, ele tem sido procurado por moradores que devido às condições precárias de trafegabilidade da via, sofrem inúmeros transtornos, sendo que a região necessita urgente da benfeitoria.

Irmão Marquinhos (Democratas), sugeriu através do requerimento 1.118/2021, a elaboração de um estudo por parte da Secretaria Municipal de Saúde a fim de melhorar a comunicação do Centro de Regulação com os pacientes cadastrados na fila de espera por exames e consultas.

Conforme afirmou o democrata, são muitas reclamações da população que acabam perdendo  exames e consultas que já estavam marcados, por falta de contato do Centro de regulação com os pacientes, principalmente os da zona rural que em sua maioria não dispõe de sinal das operadoras de telefonia móvel.

“Diante disto, está tendo um grande prejuízo para a saúde destes pacientes que aguardam meses pela liberação de exames e consultas e pedem o benefício pelo simples fato de a Regulação não conseguir contactá-los”, alertou.

Também do Democratas, a vereadora e líder do governo municipal na Câmara, Neta Castelo Branco, pediu na demanda 1.111/2021, o envio de ofício ao prefeito Mão Santa e à secretária de Infraestrutura, Maria das Graças de Moraes Souza Nunes, para que os gestores providenciem a conclusão da abertura das ruas na comunidade Canaã Norte, zona rural, que estão sendo realizadas visando a construção de 71 casas Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

“Pedimos também que sejam disponibilizados dois caminhões caçamba para fazerem o transporte da piçarra. A areia já foi adquirida pela comunidade para edificação de estrada vicinal na localidade”, frisou Neta.

O vereador o presidente da Câmara Municipal de Parnaíba, Carlson Pessoa, também do Democratas, apresentou e teve aprovado o requerimento de N° 1.109/2021, para que seja enviada Moção de Profundo Pesar ao advogado dr. Daniel Nogueira, extensiva aos demais membros da família pelo falecimento da mãe dele, a professora Maria da Conceição Nogueira da Silva, ocorrido na data do dia 10 de novembro.

“Dona Maria da Conceição era uma pessoa e professora muito querida por todos, sempre muito alegre e sua partida deixa um vazio em todos. Neste momento de profunda dor externamos as mais sinceras condolências aos familiares e amigos por esta inestimável perda. Rogamos para que Deus venha confortá-los neste momento de dor em que as palavras que apequenam e o Espírito busca amparo na fé”, disse o presidente.

No pleito de N° 1.117/2021, solicitou Moção de Profundo Pesar aos familiares do engenheiro e professor Benedito Raimundo Alves Pereira, um dos fundadores da Universidade Federal do Piauí e responsável pelo surgimento da Lagoa do Bebedouro. O professor e engenheiro Benedito Raimundo Alves Pereira foi secretário de Infraestrutura na primeira gestão municipal de Mão Santa, ainda no final da década de 80. Neste período ele foi o responsável por transformar o Baixão do Bebedouro em Lagoa do Bebedouro. Um grande feito que ficou para a posteridade.

No quesito trânsito, o parlamentar pediu o envio de correspondência ao secretário municipal de Transporte, Trânsito e Articulação com as Forças de Segurança, Maurício Pinheiro Machado Junior, para que sejam tomadas providências em regime de urgência para a implantação de semáforos junto com faixas de pedestres em dois pontos que estão gerando grande insegurança e acidentes na cidade de Parnaíba.

Um deles é no cruzamento da Avenida São Sebastião com a Rua Pedro Freitas, vias de acesso ao Mix Atacarejo, Parnaíba Shopping e ao Pode Ser Motel. Outro ponto crítico e que necessita de sinalização semafórica é o cruzamento da Avenida Doutor João Silva Filho com a Rua Pedro Freitas, na esquina do Comercial Econômico.

“Os moradores reivindicam semáforo nestes dois locais, onde há grande índice de acidentes, principalmente em horários de pico, que são momentos de grande engarrafamento e confusão no trânsito”, frisou o parlamentar no requerimento de N° 1.110/2021.

Ascom / CMP