Monthly Archives: Julho 2022

Câmara de Parnaíba lamenta a morte do médico Valdir Aragão

Câmara de Parnaíba lamenta a morte do médico Valdir Aragão

A Câmara Municipal de Parnaíba (CMP), por meio do seu presidente, Carlson Augusto Cornélio Pessoa e demais vereadores, lamenta profundamente o falecimento do médico e ex-secretário municipal de Saúde, Valdir Aragão Oliveira, aos 80 anos. Dr. Valdir estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital e Maternidade Marques Basto e veio a óbito no início da noite deste sábado (30). Em março de 2021 o médico sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e desde então tratava uma árdua batalha pela vida.

Valdir Aragão graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Ceará, no ano de 1966, quando passou a trilhar uma longa e sólida carreira na saúde. Foi sócio e médico obstetra na Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia de Parnaíba (Sogipa); foi diretor da Faculdade de Odontologia (Facoe), da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e professor de Enfermagem da mesma instituição; diretor da 1ª Diretoria Regional de Saúde, da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí, além de Secretário de Saúde da Prefeitura de Parnaíba e secretário imediato do prefeito Mão Santa. Natural de Granja, Ceará, Dr. Valdir Aragão era radicado em Parnaíba e amava a cidade na qual dedicava sua vida e prestava relevantes serviços à população.

Nota de Pesar
A Câmara Municipal de Parnaíba, por meio do seu presidente, Carlson Augusto Cornélio Pessoa e demais vereadores, lamenta profundamente o falecimento do médico e ex-secretário municipal de Saúde, Valdir Aragão.

Neste momento de profunda dor, externamos as mais sinceras condolências à esposa Rosângela Castro Oliveira, à filha Vanessa Cristina Aragão, aos netos, demais familiares e amigos por esta inestimável perda. Rogamos para que Deus venha confortá-los neste momento de dor em que as palavras se apequenam e o espírito busca amparo na fé.

Ascom/CMP

Câmara de Parnaíba lamenta a morte do industrial Marc Jacob

Câmara de Parnaíba lamenta a morte do industrial Marc Jacob

A Câmara Municipal de Parnaíba (CMP), por meio do seu presidente, Carlson Augusto Cornélio Pessoa e demais vereadores, lamenta profundamente o falecimento do industrial Marc Theophile Jacob, que veio a óbito aos 91 anos de idade, na cidade de São Paulo, SP.

Filho do francês Roland Gabriel Jacob e da suíça, Suzanne Geissmann, ao lado do pai, Marc Jacob foi um dos pioneiros do comércio e da indústria parnaibana, ajudando a alavancar a economia da região. Nesta época Parnaíba vivenciou um “boom” na geração de emprego e renda. Os empresários trouxeram então para Parnaíba a primeira revenda de veículos da marca Mercedes-Benz, abrindo espaço para outras duas empresas: a Jacob Veículos e a Motores LTDA, implantadas em Teresina e Floriano.

Em 1887, juntamente com o irmão Lazare Jacob, fundou a Casa Marc Jacob, S.A., a empresa controladora de PVP e que se mantém até hoje, no bairro Nossa Senhora do Carmo, sendo gerenciada pelos filhos dele. A Casa Marc Jacob, comprava tudo que na região se produzia e também importava artigos de consumo local, tanto no País como do exterior. A Casa Marc Jacob foi a pioneira nas exportações de muitos dos produtos regionais, entre eles, o mais importante, a cera de carnaúba; mas também era grande exportadora de couros secos de boi produzidos nas charqueadas que foram a grande atividade da cidade de Parnaíba em seus primórdios. Os couros de boi eram exportados para Portugal, Holanda e muitos outros destinos. Além da cera de carnaúba e dos couros secos de boi, foram também comercializados para o exterior, amêndoas de babaçu, nozes de tucum (duas oleaginosas), borrachas de maniçoba e mangabeira, vísceras de peixe, barbatanas de tubarão, batatas de purga, amido de mandioca e muitos outros produtos.

Visionário e apaixonado pela educação, fundou a Escola Roland Jacob, a qual pretendia transformar em um modelo educacional para o Piauí. Comprometido com as causas sociais, envolvia-se ativamente nas atividades do então Lactário, criado pela família Jacob, que depois transformou-se no Posto de Puericultura Suzanne Jacob (PPSJ). A instituição beneficente distribuía leite de vaca para crianças carentes de Parnaíba, especificamente dos bairros Nossa Senhora do Carmo, São José e Ilha Grande de Santa Isabel.

Marc Jacob é pai do diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Piauí (Senai – PI), Roger Jacob, além de Roberto, Constance, David e Gustavo. Ele deixa os filhos, a esposa Ileni de Carvalho Correia, noras, genro e netos.

Nota de Pesar
A Câmara Municipal de Parnaíba, por meio do seu presidente, Carlson Augusto Cornélio Pessoa e demais vereadores, lamenta profundamente o falecimento do industrial Marc Theophile Jacob.

Neste momento de profunda dor, externamos as mais sinceras condolências à esposa Ilenir, aos filhos Roberto, Constance, David, Gustavo e Roger Jacob e aos demais familiares e amigos por esta inestimável perda. Rogamos para que Deus venha confortá-los neste momento de dor em que as palavras se apequenam e o espírito busca amparo na fé.

Ascom/CMP

Presidente da Câmara, Carlson Pessoa, testa positivo para Covid-19

Presidente da Câmara, Carlson Pessoa, testa positivo para Covid-19

Após quase três anos de pandemia, o presidente da Câmara Municipal de Parnaíba, Carlson Pessoa (UNIÃO), testou positivo para Covid-19 ao realizar o exame Swab neste domingo (23). O parlamentar apresenta sintomas gripais leves e cumpre isolamento domiciliar, onde está sendo medicado.

“Estou bem, seguindo todos os protocolos de isolamento recomendados pelos órgãos de saúde e espero logo em breve retornar às atividades em prol da população parnaibana”, informou o presidente.

Conforme os últimos dados epidemiológicos fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, de 17 a 23 deste mês Parnaíba registrou 377 novos casos da enfermidade.

Ascom / CMP

Representantes da Câmara participam da cerimônia de transmissão de cargo da Capitania dos Portos 

Representantes da Câmara participam da cerimônia de transmissão de cargo da Capitania dos Portos 

A Capitania dos Portos do Piauí tem um novo comandante. A cerimônia de transmissão de cargo ocorreu na manhã desta terça-feira (19), quando o Capitão de Mar e Guerra Maxwell Denigres, passou o comando da Capitania para o Capitão de Fragata José Eduardo da Silva.
O comandante do 4° Distrito Naval, vice-almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, presidiu a solenidade que contou com a presença de diversas autoridades como o presidente da Câmara Municipal de Parnaíba, Carlson Pessoa (UNIÃO), os vereadores André Neves (Republicanos) e Ronaldo Prado (Cidadania), o vice-presidente da Sociedade Amigos da Marinha do Piauí (Soamar – Piauí), Anísio Neves, o Tenente-Coronel do 2º Batalhão de Polícia Militar do Piauí, Coronel Pacífico Neto, além de demais personalidades militares e da sociedade civil.
Ascom / CMP
Junno Sousa, proprietário da VM Marina Club é homenageado pela Câmara de Parnaíba

Junno Sousa, proprietário da VM Marina Club é homenageado pela Câmara de Parnaíba

Mesmo de recesso parlamentar, a Câmara Municipal de Parnaíba (CMP) realizou na noite deste sábado (09), Sessão Solene de entrega do Título de Cidadania Parnaibana e da Medalha do Mérito Legislativo “Vereador Alcenor Candeira” ao empresário Junno Pinheiro Campos de Sousa. Ele é o idealizador e proprietário do Grupo Velho Monge que engloba a VM Marina Club, inovador empreendimento náutico construído às margens do Rio Igaraçu, no Bairro São José, local que sediou a solenidade. As proposituras que concederam as honrarias são de autoria do vereador e 2° secretário da Casa de Leis, Edcarlos Gouveia (Progressistas).

Na Mesa de Honra figuraram o presidente do Parlamento Parnaibano, Carlson Pessoa (UNIÃO), que coordenou os trabalhos, o 2° vice-presidente, David Soares (Progressistas), Edcarlos Gouveia, o secretário interino de Gestão, Projetos Especiais e Desenvolvimento Econômico, Edrivandro Barros, que se fez presente representando o prefeito Mão Santa, o atual Capitão dos Portos do Piauí, Capitão de Mar e Guerra Maxwell Denigres, o futuro Capitão dos Portos do Piauí, Capitão de Fragata José Eduardo da Silva e o homenageado, Junno Sousa.

Foram registradas ainda a presença dos vereadores Renato Bittencourt (PTB), Assis Car (PROS) e Ronaldo Prado (Cidadania), o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), Zé Filho, o médico Léo Lages, a pré-candidata a deputada estadual Gracinha Mão Santa, o superintendente municipal de Turismo, Joca Vidal, o presidente da Sociedade Amigos da Marinha no Piauí (Soamar/PI), Paulino Bastos, o superintendente do Instituto Nacional do Seguro Social no Piauí (INSS/PI), Adenilson Borges, além da esposa do agraciado, Denyse Campos e a mãe dele, a médica radiologista Marta Maria Pinheiro de Sousa.

Em sua fala Junno considerou extremamente honrosa a comenda ora concedida pelo Poder Legislativo da segunda maior cidade do Estado.

“Esta noite é muito significativa para mim e para minha família. Nasci em Teresina, mas escolhi Parnaíba como minha segunda casa. Amo tanto esta cidade, sua cultura e seu povo, que juntamente com minha família decidi viver aqui e esta foi uma escolha muito acertada. Estamos tendo a oportunidade de empreender e mostrar nossas belezas exuberantes para o mundo, como o lindo Delta do Parnaíba e suas ilhas. Agradeço imensamente à Câmara por este tão importante título e medalha. Meu muito obrigado”, agradeceu.

Edcarlos Gouveia destacou os inúmeros feitos do homenageado em benefício de Parnaíba, por meio do Grupo Velho Monge, empreendimento que se ocupa da venda veículos náuticos e quadriciclos, além de passeios na região, entre outras atividades.

“Junno tem um espírito empreendedor admirável. Quem o acompanha sabe o quanto ele investiu em nossa cidade e por isto e outras atitudes,ele é mais que merecedor de se tornar cidadão parnaibano”, destacou Edcarlos.

O presidente da Câmara, Carlson Pessoa, igualmente parabenizou o empresário que, de acordo com ele, representa muito bem o litoral piauiense.

“Quando chegou à Câmara sua recomendação para a concessão das comendas, todos os vereadores votaram positivamente por reconhecermos que o senhor trouxe e está trazendo obras que contribuirão bastante para a difusão do nosso turismo. A cidade agradece. parabéns”, ponderou.

Ao término da sessão, em ato solene da Marinha do Brasil, coordenado pelo Capitão de Mar e Guerra Maxwell Denigres, a VM Marina Club tornou-se a 1° Marina homologada do Piauí.

Sobre o homenageado
Junno Pinheiro Campos de Sousa, nasceu em 29 de julho de 1981, na capital Teresina, PI. Filho de José Ricardo de Sousa Neto (in memorian) e Marta Maria Pinheiro de Sousa. É casado com a empresária Denyse Carvalho Sales Campos, sendo que da união matrimonial nasceram os herdeiros José Ricardo Sales Campos, Maria Júlia Sales Campos e Ayrton Sales Campos.

O Grupo Velho Monge, gerido por Junno Sousa, possui 14 empresas em atividade, totalizando um time de 98 colaboradores, além de diversos prestadores de serviço.

Junno apaixonou-se pela navegação ainda criança e, em todos os momentos se conecta com os ensinamentos de seu pai, que se transformou ao longo de sua trajetória, sua maior inspiração.

Entre tantos empreendimentos, surgiu o amor por Parnaíba. Desde pequeno visitava a cidade e se encantava por suas belezas naturais. Nos últimos 15 anos começou a desbravar o Delta do Parnaíba, onde pode se encantar ainda mais e de onde surgiu um dos seus maiores propósitos de vida: Levar todo o encanto do Piauí para o mundo. Junno é também um constante admirador do povo acolhedor da cidade e da qualidade de vida perceptível aos olhos e ao coração de quem vive aqui.

Um dos maiores hobbies é navegar, onde nesse momento acredita em seu propósito de vida e que Parnaíba é o seu lugar! Com uma visão expandida, por meio do Grupo Velho Monge, do qual a VM Marina Club faz parte, o mais novo cidadão parnaibano tem possibilitado na região a geração de empregos e renda, novas oportunidades, vínculos relacionais, negócios e resultados.

 

Ascom / CMP