Monthly Archives: Dezembro 2022

Câmara lamenta a morte do Rei Pelé

Câmara lamenta a morte do Rei Pelé

Câmara Municipal de Parnaíba, por meio do seu presidente, Carlson Augusto Cornélio Pessoa e demais vereadores, lamenta profundamente o falecimento de Edson Arantes do Nascimento (Pelé), o maior astro de todos os tempos do futebol brasileiro e do mundo. O ex-jogador veio a óbito aos 82 anos no hospital Albert Einstein, em São Paulo, após uma intensa luta contra um câncer no cólon. A causa da morte foi divulgada como falência múltipla dos órgãos.

Considerado o maior jogador da história do futebol, Pelé carimbou seu nome na história ao conquistar três Copas do Mundo, dentre as quatro que participou com a camisa verde e amarelo.

Neste momento em que a dor e o sentimento de pesar e tristeza toma conta dos corações brasileiros, externamos as mais sinceras condolências aos familiares e amigos por esta inestimável perda. Rogamos para que Deus venha confortá-los neste momento de dor em que as palavras se apequenam e o espírito busca amparo na fé.

Comandante do 2° BPM, Erisvaldo Viana, é condecorado com dupla honraria

Comandante do 2° BPM, Erisvaldo Viana, é condecorado com dupla honraria

Em cerimônia bastante prestigiada realizada na noite desta quarta-feira (28) na Câmara Municipal de Parnaíba, o Tenente Coronel Erisvaldo Viana Lima, Comandante do 2° Batalhão de Polícia Militar do Piauí – Major Osmar, em Parnaíba, foi agraciado com dupla honraria: Título de Cidadania Parnaibana e Medalha do Mérito Legislativo Municipal “Vereador Alcenor Candeira”. As proposituras que concederam as homenagens são de autoria do vereador do Cidadania, Ronaldo Prado.

Na Mesa de Honra figuraram o presidente da Casa de Leis, Carlson Pessoa (UNIÃO), o vereador e secretário da noite, Joãozinho do Trânsito (PSC), Ronaldo Prado, homenageado Erisvaldo Viana e o Suboficial Manfrini. Já o Plenário foi composto pelos vereadores Renato Bittencourt (PTB) e Daniel Jackson (Solidariedade), o Subcomandante do 2° BPM, Major Danilo Palhano, o delegado regional da Polícia Civil em Parnaíba, Williamys Pinheiro e o Comandante da 1° Companhia do 12°Batalhão de Piripiri, PI.

Sobre o agraciado
Erisvaldo Viana Lima possui Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Piauí (Ufpi). Em 1995 formou-se na Academia de Polícia Militar do Paudalho (Pernambuco) – da qual saiu como Aspirante; além de possuir Pós-Graduado em Ciências Criminais pela Ufpi e de deter Curso de Especialização em Gestão de Segurança Pública.

Entre cursos congressos e seminários, o militar participou do X Ciclo de Estudos de Debates Jurídicos do Piauí, promovido pela Ordem dos Advogados do Piauí; VIII Encontro dos Advogados do Piauí-VIII Enap, promovida pela Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESAPI) e Ordem dos Advogados do Piauí; além de participar do Curso de Direitos Humanos ministrado pela Cruz Vermelha no QCG PMPI.

Sobre sua graduação militar, foi promovida ao posto de 2° Tenente, em 1996;  1° Tenente, em 1998, Capitão, em 2002; Major, em 2011 e ao posto de Tenente Coronel no dia 19 de novembro de 2016.

Dentre sua vasta experiência militar, destacam-se o cargo de P/1, P/2, P/3 e P/5 do 2° Batalhão de Polícia Militar – Major Osmar, em Parnaíba Piauí; Subcomandante da 1° CIA P3 e P5 do 5° Batalhão de Polícia Militar, sediado em Teresina;  Subcomandante da 3° CIA do 5° Batalhão de Polícia Militar, no Grande Dirceu, em Teresina; foi Comandante da Companhia de Policiamento Rodoviário (CPRv), em Teresina; ministro aulas em cursos do CFSD no CFAP, na disciplina de Direito Penal Comum e Direito Penal Militar; foi instrutor das disciplinas de Direito Penal Militar e Direito Constitucional na Academia de Polícia Militar do Piauí; atuou como Subcomandante da 2° CIA do 2° Batalhão de Polícia Militar, em Piripiri; Comandante da 2° CIA do 2° Batalhão de Polícia Militar, em Piripiri; foi auxiliar no processo de transformação e instalação tanto do 12° Batalhão de Piripiri, bem com da instalação e fundação da Companhia de Pedro II; foi ajudante e Subcomandante do 12° BPM;  Comandante do 12°BPM de Piripiri; Subcomandante do CPLMN e atualmente está à frente do comando do 2° BPM de Parnaíba, PI.

Apaixonado pela educação, ministrou aula na Universidade Estadual do Piauí (Uespi) – Campus Piripiri, no Curso de Direito, mais precisamente nas disciplinas nas disciplinas de Direito Constitucional e Direito Administrativo. Foi professor na Academia de Polícia Militar do Piauí, quando lecionou nas matérias de Direitos Humanos e Direito Penal Militar, além de dirigir a Gerência Municipal de Trânsito do Município de Piripiri, entre 2009 a 2012.

Ascom / CMP

Câmara de Parnaíba entrega o Prêmio Mulher de Destaque 2022

Câmara de Parnaíba entrega o Prêmio Mulher de Destaque 2022

Em cerimônia realizada na noite desta quarta-feira (21) no Plenário da Câmara, mulheres que desenvolveram grandes ações em benefício da população e do município de Parnaíba, foram agraciadas com o Prêmio Mulheres de Destaque. Esta é a primeira edição do prêmio que será entregue anualmente mediante aprovação do Decreto Legislativo 483/2022, de autoria do vereador David Soares e aprovado por unanimidade de todos os parlamentares da Casa.

A cerimônia foi dirigida pelo presidente Carlson Pessoa (UNIÃO), sendo secretariada pela vereadora Neta (Progressistas). Também compuseram a Mesa de Honra o primeiro e segundo vice-presidente do Parlamento, respectivamente Geraldinho (PSL) e David Soares (Progressistas).

Ao Plenário fizeram assento os vereadores André Neves, Assis Car, Taylon Andrades, Joãozinho do Trânsito (PSL), Renato Bittencourt (), Fátima Carmino, Zé Filho Caxingó (PL), Irmão Marquinhos (UNIÃO), Ronaldo Prado, Batista do Catanduvas (Solidariedade), que participou em sistema home-office. Foram ainda registradas a presença do secretário de Governo, Lisandro Ayres

O momento solene foi marcado por discursos carregados de muita emoção e agradecimentos. Conforme esclareceu o presidente Carlson, este é o primeiro evento via decreto a nível do Estado do Piauí criado para homenagear anualmente as mulheres que se destacaram em prol da sociedade, bem como da cidade.

Veja abaixo a relação das agraciadas:

• Maria das Graças de Moraes Souza Nunes, representada por Talane de Moraes Souza

(ver. Carlson Pessoa)

• Simone Carvalho de Sousa Gomes (ver. Neta Castelo Branco)

• Flaviana Damasceno de Sousa Véras (ver. Ronaldo Prado)

• Maria do Socorro Candeira Costa (ver. David Soares)

• Gildenise Monteiro Rabelo – (ver. Assis Car)

• Iracema Maria Portella Nunes Nogueira Lima (ver. Rdcarlos Gouveia)

• Ilvanete Tavares Beltrão – (ver. Batista do Catanduvas)

• Edileuza Marques de Sousa – (ver. Zé Filho Caxingó)

• Leidiane Pio Barros – (ver. irmão marquinhos)

• Tacyane de Azevedo Machado – (ver. Fatima Carmino)

• Maria de Nazaré Oliveira de Andrades – (ver. Enfermeiro Taylon)

• Wilana Portela Fontenele Neves – (ver. André Neves)

• Maria Regina de Sousa – governadora, Raimunda Cavalcante da Silva – (ver. Joãozinho do Trânsito)

• Camilla Fontenele Alencar Marques – (ver. Geraldinho)

• Carmem Lúcia Oliveira dos Santos – (ver. Renatinho)

 

Ascom / CMP

Vereadores, contadores e sindicatos tratam sobre possível rateio de sobras do Fundeb

Vereadores, contadores e sindicatos tratam sobre possível rateio de sobras do Fundeb

Vereadores de Parnaíba, contadores da Secretaria Municipal de Educação e representantes dos sindicatos dos professores, reuniram-se na Câmara Municipal na manhã desta quarta-feira (22), quando trataram do rateio oriundo de sobras de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb-2022).

Conforme explicou a presidente do Sinte-Parnaíba, Nadja Araújo, até o momento a entidade não obteve uma resposta positiva sobre o assunto e que se mantém na expectativa até o dia 30 de dezembro, quando cairá a segunda parcela do Fundeb.

O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Parnaíba, (Sindserm), Leandro Lopes, igualmente orientou a classe a aguardar até a data marcada pela Prefeitura. “Os contadores nos disseram que ainda não têm nenhuma certeza se terá ou não o rateio e nos pediram para termos paciência e aguardarmos até o dia 30. O que quero deixar bem claro para os educadores e servidores administrativos em educação, é que estamos atentos sobre cada movimento neste sentido e iremos mantê-los informados”, assegurou

Ascom / CMP

Nota: Regionalização do ingresso à UFDPar

Nota: Regionalização do ingresso à UFDPar

Na sessão extraordinária realizada na noite desta segunda-feira (19), o presidente da Câmara Municipal de Parnaíba, Carlson Pessoa (UNIÃO), apresentou o parecer do Parlamento sobre a audiência pública realizada no último dia 15, quando foi discutida a regionalização do ingresso de estudantes à UFDPar. O documento foi lido oficialmente em tribuna pelo segundo o vice-presidente, vereador David Soares (Progressistas). O documento tem a assinatura do presidente Carlson e David Soares, além de todos os demais parlamentares signatários. Leia abaixo na íntegra:

Nota
Recentemente a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), adotou, por meio de ato de sua Reitoria, uma bonificação regional de 20% em favor de candidatos que concluíram o ensino fundamental e cursaram todo o ensino médio em escolas regulares e presenciais das cidades integrantes de sua área de abrangência, o que representa 73 municípios distribuídos nos Estados do Piauí, Ceará e Maranhão, com uma população estimada em 2.117 milhões de habitantes, dos quais 373 mil encontram-se em idade de formação profissional (15 a 24 anos).

Esta Câmara Municipal, após audiência pública com a participação de inúmeros agentes interessados na discussão, concluiu que a medida não possuía qualquer vício de constitucionalidade, representando, ao contrário, o cumprimento do desígnio do legislador constitucional de reduzir as desigualdades regionais nos precisos termos do artigo 3º III da CF.

Também não se divisa qualquer criação injustificada de distinção entre brasileiros, a qual é vetada pelo art. 19, III, da CF.

Para além desse aspecto, é preciso sublinhar, pela importância, que a Universidade Federal do Delta do Parnaíba foi criada dentro de uma política de expansão de educação superior, com o fito de promover o desenvolvimento regional, conforme deflui do art. 2° da Lei 13.651/2018.

Dessa trilha, após denso estudo promovido pela referida Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), diagnosticou-se uma preponderância de ocupação das vagas por alunos oriundos de outras regiões do País, os quais na primeira oportunidade transferem-se para outras IFES, causando uma enorme contingência de vagas ociosas.

Como bem explanou a UFDPar na audiência pública promovida por esta Casa, a desocupação de vagas contamina até mesmo o curso de medicina, o mais concorrido, sendo impossível a instituição lançar periodicamente edital para o preenchimento das vagas em aberto. Com isso, trava-se a entrada de novos alunos, comprometendo a formação de profissionais que deveriam se fixar na região para superar carência de trabalhadores, gerando riqueza e desenvolvimento.

É notório que historicamente a formação superior na cidade de Parnaíba foi limitada a poucos cursos nas universidades federal e estadual, produzindo um gargalo no desenvolvimento da cidade e da região que tem na cidade de Parnaíba a maior concentração de serviços e demandas profissionais.

Estamos convictos de que os prejuízos históricos agora podem ser compensados com a medida de bonificação regional. Portanto, esta Casa de Leis, certa da constitucionalidade, abraça a medida promovida pela UFDPar, que indiscutivelmente contribuirá com o desenvolvimento da cidade de Parnaíba e região, compensando um déficit histórico de formação profissional de qualidade. Outrossim, informa aos cidadãos parnaibanos que não medirá esforços para a sua defesa.

Câmara Municipal de Parnaíba 19 de dezembro de 2022.

Carlson Augusto Cornélio Pessoa
presidente
David de Sousa Soares
segundo vice-presidente

Posse da nova Mesa Diretora da Câmara de Parnaíba acontece dia 02 de janeiro

Posse da nova Mesa Diretora da Câmara de Parnaíba acontece dia 02 de janeiro

Os membros que irão compor a nova configuração da Câmara Municipal de Parnaíba tomarão posse em cerimônia marcada para ocorrer no próximo dia 02 de janeiro, às 18:30, no Plenário do Parlamento Parnaibano. O comunicado foi feito pelo atual presidente da Câmara, Carlson Pessoa (UNIÃO), que permanece no comando da Casa de Leis até o dia 31 de janeiro. A partir de janeiro os trabalhos serão dirigidos pelo novo presidente, Daniel Jackson.

Veja a composição da Mesa Diretora para o biênio 2023-2024:

Presidente: Daniel Jackson Araújo de Souza (Solidariedade)

1° Vice – presidente: Antônio Marcos do Nascimento Oliveira (UNIÃO)

2° Vice – presidente: João Batista Oliveira dos Santos (PSC)

1° Secretário: Ronaldo da Silva Prado (Cidadania)

2° Secretário: José Alves de Sousa Filho (PL)

3°Secretário: Francisco de Assis de Souza de Oliveira (PROS)

4° Secretário: Taylon Oliveira de Andrades (PROS)

1°Tesoureira: Francisca das Chagas Castelo Branco Neta de Sousa (Progressistas)

2° Tesoureiro: João Batista dos Santos Filho (Solidariedade)

Corregedor: Ricardo de Lima Veras (Republicanos)

Corregedor Substituto: Renato Bittencourt dos Santos (PTB)

Acompanhe a transmissão ao vivo pelas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/cmparnaibaoficial

Youtube: https://www.youtube.com/@camaradeparnaiba4617

Câmara debate em audiência pública regionalização da UFDPar

Câmara debate em audiência pública regionalização da UFDPar

Em audiência pública bastante participativa realizada na noite desta quinta-feira (15), a Câmara de Parnaíba protagonizou o primeiro debate sobre a regionalização do ingresso de estudantes da região na Universidade Federal do Delta Parnaíba (UFDPar). Pela resolução que já está em vigor, estudantes de escolas localizadas na região do entorno da sede da Universidade poderão fazer a opção por concorrer às vagas da cota regional, com acréscimo de 20% na nota do Enem para ingresso na Instituição por meio do Sistema de Seleção Unificado (SiSU).

A discussão foi proposta através do Requerimento N° 808/2022, de autoria do vereador e presidente da Casa de Leis, Carlson Pessoa (UNIÃO) e contou com a presença maciça de representantes da universidade, cursinhos e escolas preparatórios, vereadores, Regional de Educação e demais entidades envolvidas.

Os trabalhos foram dirigidos pelo presidente Carlson, sendo secretariado pelo vereador David Soares (Progressistas). Completando a Mesa de Honra, figuraram o reitor da  UFDPar   Alex Marinho, o procurador da Universidade, João Vinícius Brito e o presidente da OAB – Seccional Parnaíba, Rômulo Silva Santos.

Já ao Plenário fizeram assento os parlamentares Assis Car (PROS), Batista do Catanduvas  (Solidariedade) e Edcarlos Gouveia (Progressistas), além vice-reitor da UFDPar, José Natanael Fontenele de Carvalho, o diretor do cursinho Pré-Medicina, Lucivaldo Quixaba, o diretor do Colégio Cobrão, Carlos Eduardo Pinheiro Araripe, a diretora do Colégio Dez, Rossana Ribeiro, o coordenador preparatório do cursinho Contexto, Wagner Carvalho e a diretora da 1° Gerência Regional de Educação (GRE), Safira Veras. Também foi registrada a presença de estudantes de cursinhos, escolas e da Uninassau.

Conforme explanou Alex Marinho, a implantação do processo de regionalização da UFDPar surgiu mediante a grande preocupação da instituição em virtude da grande evasão de alunos, pois a maioria dos alunos aprovados advém de Teresina e de outros Estados da Federação. Tal fato, além de excluir os estudantes de Parnaíba e cidades vizinhas do acesso ao ensino superior federal, também acarreta em grande desfalque financeiro.

“Este ano, por exemplo, nosso curso de Medicina iniciou com 40 alunos, sendo que na segunda metade do ano tínhamos apenas 22 futuros médicos. Estamos falando de um curso bastante concorrido e que gera um alto custo ao erário público, mas que não está sendo devidamente aproveitado. E o mais absurdo é que enquanto existem várias vagas, os filhos de Parnaíba e cidades vizinhas não podem ocupá-las. Então precisamos sanar este déficit de ocupação”, explicou.

De acordo com o professor Quixaba, a regionalização não visa privilegiar um determinado grupo de alunos e sim fazer uma reparação histórica. A resolução dos 20% já está em vigor.

“Esta audiência servirá de referência para o Brasil, pois estamos estudando a desigualdade criada pelos responsáveis pela educação superior em nosso País. Temos um problema sério de concentração de renda e esse desafio passa pela educação. Faz-se necessário mantermos essa reflexão constantemente diante do nosso cotidiano”, refletiu.

Por sua vez, o procurador João Vinícius garantiu que medida administrativa possui amparo constitucional, uma vez que sem a adoção desta medida a UFDPar não cumpriria seu desidério, ou seja, não cumpriria as metas  estabelecidas em sua lei de criação.

“A UFDPar foi criada com a finalidade de fomentar o desenvolvimento regional. Esta premissa precisa ser seguida de forma muito clara. Precisa haver compreensão deste fato por aqueles que questionam a medida tomada pela instituição”, salientou.

Rômulo Silva, da OAB, informou que abrirá um processo e convocará os conselheiros em regime de urgência, sendo que posteriormente será encaminhado o parecer da Ordem sobre a demanda.

Disse que a luta pela bonificação dos 20% é também identitária, pois irá interferir não somente dos parnaibanos, mas também dos alunos de cidades circunvizinhas. Vale salientar que a regionalização irá atender e oferecer os estudantes da rede pública, que historicamente têm ficado à margem. Ao tentar judicializar a medida, a OAB Piauí não está fazendo justiça. Muito pelo contrário, está sendo injusta principalmente com a população mais pobre da Planície Litorânea. Por tanto, não podemos ficar calados, ponderou.

Representando a rede pública de ensino, Safira Veras parabenizou a iniciativa da Câmara, ao tempo em que ponderou que a 1° GRE preocupa-se com a demanda dos estudantes locais.

“Todos aqui neste debate podem contar com a 1° GRE, pois estamos prontos e à disposição da nossa educação”, salientou.

Ao final o presidente Carlson acordou com os presentes uma nova reunião para os próximos dias a fim de darem prosseguimento ao debate.

“Parnaíba irá fazer a reparação desse erro histórico, pois nossa região, nossos alunos precisam ter acesso ao ensino superior e não iremos descansar em busca dos direitos dos nossos cidadãos”, assegurou.

Ascom / CMP

Sacristão Sávio José de Araújo é homenageado na Câmara

Sacristão Sávio José de Araújo é homenageado na Câmara

Em solenidade realizada na noite desta quarta-feira (14), o sacristão da Igreja Matriz Mãe da Divina Graça, Catedral de Parnaíba, Sávio José de Araújo Silva foi agraciado com a Medalha do Mérito Legislativo “Vereador Alcenor Candeira”, mediante aprovação do Projeto de Decreto Legislativo , em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à cidade.

Compuseram a Mesa de Honra, Daniel Jackson, que presidiu os trabalhos, o vereador Zé Filho Caxingó (PL), secretário da noite, os padres Antônio Soares, reitor do Seminário Sagrado Coração de Jesus, Edmar Silva de Lima, pároco da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Divina Graça, Catedral de Parnaíba e Antônio Araújo, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Cocal, Piauí.

Ao Plenário fizeram assento os vereadores Assis Car (PROS) e David Soares (Progressistas), padre João Maria, padre Wilderlan e o diácono Francisco Aguiar. Foram registradas ainda a presença de amigos, familiares e demais autoridades eclesiásticas.

Ascom / CMP

Presidente Carlson Pessoa participa de cerimônia comemorativa ao Dia do Marinheiro

Presidente Carlson Pessoa participa de cerimônia comemorativa ao Dia do Marinheiro

O presidente da Câmara Municipal de Parnaíba, Carlson Pessoa (UNIÃO), participou na manhã desta terça-feira (13) da Cerimônia alusiva ao Dia do Marinheiro, celebrada na Capitania dos Portos do Piauí.

O evento contou ainda com a presença de diversas autoridades civis, políticas e militares como o presidente e vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Piauí (Fecomércio-PI), respectivamente Valdeci Cavalcante e Pedro Barbosa, o vereador André Neves (Republicanos), o presidente da OAB Seccional Parnaíba, Rômulo Silva, o chefe da Polícia Rodoviária Federal em Parnaíba, Inspetor Castelo Branco, o chefe da Polícia Federal na cidade, Carlos Alberto Ferreira do Nascimento, o vice-presidente da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar – Piauí), Anísio Neves, representando o Grupo de Escoteiros do Mar (Gemar), a secretária municipal de Saúde, Leidiane Pio Barros e o esposo dela, Eduardo Serra, além delegado de polícia civil, João Rodrigo Luna, entre outras autoridades.

O momento cedeu espaço para homenagear com a Marinha do Brasil com a Medalha Mérito Tamandaré personalidades que contribuem grandemente com a sociedade. Valdeci Cavalcante foi um dos agraciados com a Comenda que é destinada a homenagear autoridades, instituições e personalidades civis e militares.

A festividade marcou o ano natalício, do Patrono da Marinha, Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês Tamandaré. A Capitania dos Portos do Piauí, com sede na Avenida das Nações Unidas, no Bairro Nossa Senhora do Carmo, é comandada pelo Capitão de Fragata José Eduardo da Silva.

 

Ascom / CMP