Na primeira Sessão Solene do ano realizada na Câmara Municipal de Parnaíba na noite desta quarta-feira (19), a juíza coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejus), Dra. Zelvânia Márcia Batista Barbosa, foi condecorada com dupla honraria por seus relevantes serviços prestados à frente do Poder Judiciário no município de Parnaíba, bem como à população.

A juíza Zelvânia Márcia Batista Barbosa recebeu por meio do Projeto de Lei nº 4.763/2021, o Título de Cidadania Parnaibana e, através do Projeto de Decreto Legislativo nº 425/2021, a Medalha do Mérito Legislativo Municipal “Vereador Alcenor Candeira”. Ambas as homenagens são de autoria da vereadora Neta Castelo Branco (Democratas) e do vereador Ronaldo Prado (Cidadania).

Compuseram a Mesa de Honra o presidente Carlson Pessoa (DEM), os autores das honrarias, Neta e Ronaldo Prado, o vice-prefeito de Parnaíba, Beto Teles (Progressistas) e a homenageada Zelvânia Barbosa.

Também estiveram presentes na solenidade o 1° Tenente QOBM Arlindo Rodrigues de Mesquita Júnior e o Sargento Bernardes de Castro, que se fizeram presentes representando o Comandante do Corpo de Bombeiros em Parnaíba, o Major QOBM Jullierme Christian Lima Vale, a vice-presidente da OAB – Seccional Parnaíba, Dra. Rayna Taynara Santos Sampaio, representando o presidente da OAB, Dr. Rômulo Silva Santos, o 1° Tenente Carlos Magno, representando o Capitão dos Portos do Piauí, Capitão de Mar e Guerra Maxuell Denigres, a tabeliã, Auxiliadora Furtado Baluz, a Dra. Ana Vitória representando os demais juízes de Parnaíba, os vereadores Assis Car (PROS), Batista do Catanduvas (Solidariedade), Renato Bittencourt (PTB), Edcarlos Gouveia (Progressistas) e Geraldinho (PSL), além de servidores do Fórum Salmon Lustosa e do Cejusc, amigos de Barras, cidade onde a magistrada também já atuou, além das filhas da agraciada, Cíntia Barbosa Alves Moura Fé, Camila Barbosa Alves Monteiro, Caroline Barbosa Alves, juntamente com os genros e netas da juíza, dentre outras personalidades.

Em sua fala, Ronaldo Prado falou da alegria em poder juntamente com a colega de Parlamento, Neta Castelo Branco, ser autor das proposituras em homenagem à juíza.

“Este Título e esta Medalha são honras desta Casa à pessoas que realmente merecem. Pessoas como a senhora que tem um trabalho em Parnaíba e já é reconhecida como juíza desta cidade e muito engrandece este Poder conceder esta honraria à senhora. Parabéns”, elogiou Ronaldo.

Neta Castelo Branco destacou a imensa relevância do trabalho prestado pela juíza na cidade, inclusive atuando por meio de parcerias em ações solidárias com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), para a realização dos casamentos comunitários, beneficiando dezenas de casais do litoral piauiense.

“A Dra. Zelvânia Barbosa é uma pessoa muito justa, muito séria, mas também muito humana. Quero dizer que os vereadores da Câmara Municipal foram unânimes em reconhecer seus relevantes trabalhos em prol dos parnaibanos. Destaco que, como vereadora, me sinto muito honrada em poder lhe conceder essas honrarias, pois agora a senhora é uma legítima cidadã parnaibana. Nossa cidade se orgulha em tê-la como filha”, ponderou Neta.

Muito emocionada, a juíza Zelvânia Barbosa fez uma breve retrospectiva sobre sua trajetória profissional em solo piauiense, quando atuou em diversos municípios do Estado, sendo que no início teve que superar diversas barreiras na profissão, chegando a ter que viajar de ônibus durante dois dias para chegar a determinadas comarcas.

“Foram tempos difíceis, mas costumo dizer que devemos esquecer as dificuldades e tristezas que enfrentamos e lembrarmos somente das vitórias e agradecer a Deus o que conquistamos. Confesso que uma das maiores vitórias que consegui foi chegar a Parnaíba, pois nunca imaginei que estaria aqui. Nunca recebi nenhuma honraria, mas a gratidão de ter sido agraciada nesta cidade é de muita grandeza pra mim, pois amo Parnaíba e quando recebi a nomeação para cá, imaginava ser um sonho, pois tudo que conquistei até hoje foi por méritos próprios, pois quando ingressei na carreira havia muitas escolhas e preferências nos Tribunais”, disse ao agradecer pela comenda aos vereadores Neta, Ronaldo Prado e aos demais membros da Augusta Casa de Leis.

Ao fazer uso da fala, o vice-prefeito Beto Teles igualmente destacou e agradeceu os trabalhos valorosos prestados. “Não tenho dúvidas que a senhora honrou a sua profissão e, por seu esforço, talento e garra, Deus tirou as pedras do caminho e a honrou em sua trajetória profissional para se tornar esta grande vendedora para hoje estar sendo honrada pela cidade de Parnaíba. Nossa cidade está orgulhosa de tê-la como filha. Meu grande desejo é que a Suprema Corte do País se espelhasse na magistrada”, afirmou Beto.

Finalizando os discursos, o presidente Carlson Pessoa relembrou grandes nomes da magistratura que fizeram história em Parnaíba como os desembargadores Eulália, Olímpio Galvão, Othon, Dourado e Fernando Mendes e afirmou que a Dra. Zelvânia também estará elenca na galeria das lembranças da magistratura desenvolvida com destaque no litoral.

“Nós servidores públicos de forma direta ou indireta, devemos fidelidade, trabalho e atenção à população. Diante da falência do serviço público nos três poderes, alguns sobressaem principalmente pelo trabalho de cidadania, compromisso com a Comarca, com a cidade e com o Estado. Foram estes atributos de fidelidade e dedicação que enxergamos na senhora. Quantas vezes a senhora certamente foi além de suas atribuições para poder fazer as coisas darem certo no Judiciário? Então, este reconhecimento é mais que merecido”, ponderou Carlson.

Morando há oito anos Parnaíba, hoje pela manhã ela já havia sido condecorada pelo prefeito Mão Santa (DEM), com a “Medalha de Honra ao Mérito Simplício Dias da Silva”, pelos seus relevantes serviços prestados na justiça parnaibana, com sua altivez, honradez e dedicação as suas atividades.

Sobre a homenageada
A Dra. Zelvânia Márcia Batista Barbosa é natural de Paulo Afonso, na Bahia, nascida em 9 de julho de 1959. É filha de Francisco de Assis Barbosa e Celina Madalena Batista Barbosa (in memorian). Iniciou o curso de bacharelado em direito na capital da Paraíba, Campina Grande. Mudou-se para Teresina em agosto de 1982 onde concluiu o curso de direito no ano de 1985 pela Universidade Federal do Piauí (Ufpi), tendo trabalhado por 10 anos na Procuradoria Geral do Estado do Piauí.

Em maio de 1998 ela ingressou na magistratura piauiense como juíza substituta atuante nas Comarcas de Avelino Lopes, São Miguel do Tapuio, Barras, Miguel Alves, União Canto do Buriti e São Gonçalo. É titularizada na Comarca de Angical (entrância inicial) em 4 de novembro de 2003, promovida ao Juizado Especial Cível e Criminal (JECC), da Comarca de Barras (entrância intermediária), em 10 de novembro de 2008 chegando, por fim, à Comarca de Parnaíba (entrância final) em julho de 2013 para assumir a titularidade da 3ª Vara Cível. No litoral do Piauí exerceu a função de diretora do Fórum Salmon Lustosa de Parnaíba e desde 2018 atua também como juíza coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).

É mãe de três filhas: Cíntia Barbosa Alves Moura Fé, Camila Barbosa Alves Monteiro, Caroline Barbosa Alves e avó de três netas: Mel Barbosa Alves Moura Fé Lima, Marcella Barbosa Alves Monteiro e Mariah Barbosa Alves Monteiro.

 

Ascom / CMP

Adicionar Comentário