Às 10:00 desta quarta-feira (21), alunos beneficiários e atletas da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Parnaíba (Apae), foram homenageados na Câmara com a Medalha do Mérito Legislativo Municipal “Vereador Alcenor”, pelo grande desempenho durante a 13ª edição das Olimpíadas Especiais das Apaes do Estado do Piauí, realizada entre 3 a 6 de agosto deste ano. O evento esportivo aconteceu no Ginásio Poliesportivo Verdinho, quando os apaeanos disputaram nas modalidades de atletismo, natação, futsal, futebol de sete, capoeira e tênis de mesa. Ao todo participaram cerca de 500 alunos de todas as Apaes do Estado.
A Sessão Solene que outorgou as medalhas foi de autoria do vereador Edcarlos Gouveia (Progressistas). Edcarlos é responsável pela área de captação de recursos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Parnaíba, tendo grande histórico de relevantes serviços prestados à instituição e junto à causa da pessoa com deficiência.
Edcarlos compôs a Mesa de Honra como propositor e presidente da Sessão, sendo secretariado por Raimunda Cavalcante. Também fizeram assento à Mesa o presidente da Apae de Parnaíba, Paulo Armando, a secretária da Apae, Keyla Castro e o professor Balula Castro.
Ao Plenário da Casa fizeram assento os atletas homenageados: Ricardo Cornélio do Nascimento Antônio, Edson Santos da Silva, Lindomar dos Santos Silva, Jessé Henrique Lima de Sousa, Luiz Davi Nunes Aguiar da Conceição, Gerciane França Pereira, Geovane Roque Amorim de Sousa, Diego Gonçalves da Silva, Marlon Caun Oliveira de Souza, Ana Paula Nascimento de Jesus Luís Felipe de Almeida Gomes Mikael Brito Nascimento Anderson de Oliveira Leite, Fabrício Caldas Sousa, Kaio César Lopes de Sousa, Eldonor Vicente Rodrigues Júnior, Carlos André Barros dos Santos, Danilo Silva dos Santos e Marina Pereira do Nascimento.
Extremamente emocionado, Edcarlos lembrou sobre o momento ímpar que foi acompanhar os alunos em cada prova, em cada vitória e também em cada atropelo. “Não foi uma competição e sim uma verdadeira confraternização do amor, da alegria e da compreensão. Não precisamos ter na família uma pessoa com deficiência para abraçar esta causa, por isso, somos pais e amigos das pessoas com deficiência. A Apae é minha segunda casa e é extremamente gratificante me doar pela Apae de nossa cidade. Certa feita, me doeu na alma e me revoltou muito ouvir de um secretário municipal que a Apae já deveria ter fechado as portas! No entanto, tal fala externa tão simplesmente que ele desconhece o indispensável e importantíssimo papel que a Apae exerce em nossa cidade. Hoje, com muito amor coroamos nossos atletas com a Medalha do Legislativo Parnaibano. Meus parabéns a todos”, desabafou.
Igualmente com seu discurso emocionado e permeado por lágrimas, Paulo Armando contou sobre o prazer de servir à instituição. “Atuar na Apae não é um trabalho e sim uma missão. Quando entramos passamos a admirar os alunos, os pais e cada colaborador que não mede esforços para que a cada dia os alunos evoluam. Já fui presidente em outras instituições e afirmo que a Apae é totalmente diferente, principalmente no tocante ao abraço e carinho de nossas crianças. Quando beijam e nos abraçam eles o fazem voluntariamente. Não é pelo que você tem ou pelo que você é, mas é unicamente por você enquanto pessoa”, afirmou.
Ele agradeceu o apoio da Prefeitura de Parnaíba, que tem fornecido suporte para o bom andamento das atividades. “Agradeço todo o suporte dado pelo município, por meio do prefeito Mão Santa, ao dispensar total apoio e por nos dar forças para continuarmos nesta missão. Agradecer igualmente à Secretaria de Saúde do Município que tem sido solidária com a nossa causa e, na pessoa do vereador Edcarlos Gouveia, Paulo Armando ainda agradeceu imensamente a todos os parlamentares da Câmara por terem contribuído, por meio de emendas impositivas, com o Centro de Fisioterapia da Apae, que tem feito uma imensa diferença no tratamento e reabilitação dos discentes. Nosso muito obrigado”, finalizou.
Ascom / CMP