Na sessão ordinária desta terça-feira (09), foram levados diversos requerimentos para apreciação e aprovação dos vereadores da Câmara Municipal de Parnaíba.

O presidente da Câmara, Carlson Pessoa (DEM), solicitou por meio do requerimento de N° 187/2021, Moção de Pesar dirigido a José Pereira Carvalho, o Júnior, controlador da Câmara, bem como para os familiares dele, pelo falecimento do sogro do controlador, o senhor Luís Escorcio de Almeida, de 87 anos, que veio a óbito no último dia 04 de março. No de N° 188/2021, dirigido ao prefeito Mão Santa e a secretária de Saúde, Leidiane Pio Barros, solicitando instalação em caráter de urgência de um posto de vacinação contra a Covid-19 na Unidade Básica de Saúde Demerval Décimo Lopes – Módulo 08, no Bairro Nossa Senhora do Carmo e outro ponto na UBS do Centro, em virtude do grande quantitativo populacional de pessoas da terceira idade que residem nestes locais.

O presidente também teve aprovada por meio do requerimento de N° 197/2021, a solicitação de uma audiência pública em formato Home Office para o dia 17 de março, a fim de tratar acerca dos roubos de fiação da iluminação pública da cidade. Serão convidados representantes do Ministério Público, o superintendente de Iluminação Pública de Parnaíba, o comandante do 2° BPM Polícia Militar do Piauí, o delegado regional da Polícia Federal e a direção geral da Equatorial Energia Cepisa. Por fim, Carlson pediu por meio do requerimento de N° 189/2021, a limpeza do Cemitério Municipal do Catanduvas, bem como a retirada dos matos do campo-santo.

O vereador do Republicanos, Ricardo Veras, pediu nos requerimentos 180/2021 e 181/2021, para a Secretaria de Infraestrutura a implantação de pavimentação poliédrica na Rua Ramalho da Costa e na Rua 09 (no residencial Rosa dos Ventos), ambas localizadas no Bairro São Vicente de Paula. No documento de N° 183/2021, ele pede que sejam feitos reparos na iluminação da Praça do Residencial Portal dos Ventos, no Bairro Dirceu Arcoverde.

Joãozinho do Trânsito (PSC), apresentou o de requerimento de N° 184/2021, para que seja encaminhado ofício ao Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor de Parnaíba (Procon), solicitando informações sobre fiscalizações nos estabelecimentos comerciais e supermercados a fim de evitar preços abusivos praticados no mercado e em especial, nos produtos da cesta básica, no gás de cozinha e nos postos de combustíveis da cidade. No de N° 185/2021, ele encaminha Moção de Pesar ao ex-vereador Joãozinho Unimagem, extensivo aos demais familiares pelo falecimento do técnico em radiologia Raimundo Nonato Gonçalves de Sousa, ocorrido nesta segunda-feira 08).

O vereador Irmão Marquinhos (DEM), teve aprovado o requerimento de N° 176/2021 solicitando a construção de uma praça com área de lazer e academia popular no Bairro Lagoa da Prata, trazendo assim mais qualidade de vida para quem lá reside e, no de N° 177/2021, o parlamentar pede pavimentação poliédrica (calçamento) na Rua Maria Rosalina Rabelo de Azevedo, no Bairro Planalto Mont Serrat, a fim de melhorar a trafegabilidade de motoristas e pedestres.

Renatinho Bittencourt (PTB), pediu na matéria de N° 174/2021, calçamento para a Rua Monsenhor Francisco Bossuet da Silva, no Bairro São Judas Tadeu. No de N° 175/2021, solicitou a construção de uma praça com instalação de parquinho infantil e academia popular em frente à Creche Maria José de Lima Guimarães, situada na Rua Elpídio Rosa dos Reis, na comunidade Vazantinha, no Bairro Ilha Grande de Santa Isabel.

O parlamentar André Neves (Republicanos), apresentou o requerimento de N° 172/2021, para que seja implantada pavimentação asfáltica da Avenida Arquiteto Assis Reis, situada no Conjunto Colina do Alvorada, no Bairro João 23. A via encontra-se bastante deteriorada, necessitando urgente de reparos. No de N° 172/2021, solicita reforma da Quadra do Ipase, localizada no Bairro Boa Esperança, bem como reparos na iluminação do logradouro público. O entorno da quadra também necessita da implantação de alambrado. 


Assos Car, do PROS, apresentou as matérias 190/2021 e 191/2021, solicitando respectivamente um estudo de viabilidade para construção de um canteiro central no meio da Avenida Dr. João Silva Filho. A referida solicitação se faz ainda mais necessária tendo em vista o recente e brutal acidente que ceifou a vida da jovem Giovana Rodrigues de Oliveira, morta prematuramente no último dia 03 de março. No outro requerimento é pedido em caráter de urgência, a limpeza na orla da Praia da Pedra do Sal, bem como a limpeza das pichações nas pedras, retirada de garrafas de pets deixadas no local, sacolas de plástico e etc. 

Do vereador Edcarlos Gouveia (PP), apresentou o requerimento de N° 192/2021, pedindo revitalização da ciclofaixa da Avenida São Sebastião, que já se encontra quase toda apagada no trecho entre a Praça do Amor e a entrada do MShows. No de N° 193/2021, pede revitalização e manutenção das faixas de pedestres e placas de sinalização em todas as ruas e avenidas da cidade, considerando que Parnaíba é importante centro turístico e quem visita a cidade muitas das vezes fica deslocado no trânsito.

Taylon Andrades (PROS), pediu através do requerimento de N° 194/2021, manutenção da pavimentação asfáltica da Rua 19 de Outubro, localizada no Bairro São José, especialmente nas imediações da Praça do desativado Colégio Estadual José Narciso. No documento de N° 195/2021, ele solicita pavimentação asfáltica da Rua Monsenhor Roberto Lopes, no Bairro São José, pois a via se encontra intrafegável. O parlamentar pediu no de N° 196/2021, asfalto para a rua Coronel Gervásio Sampaio, também situada no Bairro São José.

A vereadora Fátima Carmino (PT), apresentou o requerimento de N° 179/2021, por meio do qual solicita da Prefeitura de Parnaíba providências para solucionar os problemas dos banheiros localizados próximos a Praça dos Poetas, no Centro. Tais espaços públicos encontram-se em situação degradante, sem ligação elétrica e os aparelhos sanitários estão todos com defeito, sem o correto funcionamento das descargas d’água, entre outras demandas.

Já na matéria de N° 178/2021, ela requer o fornecimento de água almoço para os funcionários da Vigilância Sanitária que, devido a pandemia, estão trabalhando em horário estendido até às 16:00 sem nenhum suporte quanta água e alimentação; substituição ou a manutenção dos veículos utilizados pela vigilância sanitária em suas diligências; manutenção e revitalização da sala que pertence a vigilância sanitária municipal por estar em situação incompatível com as atividades competentes ao ofício dos profissionais; presença da diretora da vigilância sanitária, visto que a ausência da gestora para ocupar outro cargo na administração pública está acarretando entraves ao regular bom funcionamento da vigilância sanitária e, por fim, também é necessária a renovação dos uniformes utilizados pela equipe, que atualmente dispõe apenas de um jalecos antigo. Ressalta que os uniformes possuem função de identificação, estando atrelados a imagem do município, bem como proteção desses servidores que trabalham diretamente com questões sanitárias e de saúde.

Ascom / CMP

 

 

 

Adicionar Comentário