O presidente do Legislativo, Carlson Pessoa (DEM), teve aprovado por unanimidade dos presentes o requerimento nº817/2021, para que seja enviada Moção de Profundo Pesar ao Sr. Paulo José, mais conhecido como Paulo Careca, superintendente do Pronto Socorro Municipal de Parnaíba, extensiva aos demais membros da família do gestor pelo falecimento do pai dele, o contabilista aposentado Raimundo Nonato de Araújo, 94 anos, ocorrido na dia 30 de agosto.


Já na solicitação nº 833/2021 solicitou que a secretária de Infraestrutura, Maria das Graças de Moraes Souza Nunes, providencie em caráter de urgência a limpeza total no Loteamento Residence, no bairro Planalto Montserrat, nas quadras 08 e 09, em frente a Academia Gênesis (localizada na Avenida João Silva Filho), nas etapas IV e V do Conjunto Raul Bacellar, visto que a solicitação é um um anseio da população.


O vereador André Neves (Republicanos), pediu respectivamente nos requerimentos nºs 818 e 819/2021, que o setor competente da Prefeitura realize a manutenção de iluminação pública adequada na rua Frei João Pedro, no bairro São Vicente de Paula que encontra-se precário de iluminação, bem como seja feita a restauração da pavimentação poliédrica da citada rua.

“Ressalta-se que o requerimento foi feito pela população que reside na região, que relata também a falta de segurança em decorrência da precariedade da iluminação pública”, justificou André.

No outro pleito ele requisitou a implantação de lombada ou outro mecanismo de sinalização que auxilie na redução de velocidade dos condutores no cruzamento da Rua Marechal Pires Ferreira com a Rua Franklin Veras, bairro Nossa Senhora de Fátima, com a finalidade de prevenir os riscos de acidentes que estão sendo constantes no local.


Demandas sobre questões voltadas para área da saúde e de infraestrutura, foram os pleitos do vereador Renato Bittencourt (PTB), que pediu no requerimento nº 822/2021 providências à secretária de Saúde, Leydiane Pio Barros e à secretária de Infraestrutura, Maria das Graças de Moraes Souza Nunes, no sentido de que seja feita a reforma total da Unidade Básica de Saúde – Módulo 37, localizado na Pedra do Sal, no bairro de Santa Isabel. A solicitação refere-se principalmente ao consultório odontológico que além de não ter um profissional disponível, ainda não dispõe de uma cadeira de dentista para atender os pacientes.

O autor da propositura justificou o pedido por ser necessário, pois o posto se encontra totalmente precário. “Atualmente não está oferecendo nenhum dos serviços essenciais, tendo em vista ser uma reivindicação dos moradores que há muito tempo estão sem receber esse benefício”, pontuou o vereador.

Na pauta nº 823/2021, Renato Bittencourt solicitou que seja contratado dentista para atender na Unidade Básica de Saúde (UBS) – Módulos 1 e 2, localizados no bairro Santa Isabel, tendo em vista que também há mais de anos o posto não dispõe de um profissional na área de odontológica.


Por meio dos requerimentos nºs 820 e 821/2021, respectivamente, Joãozinho do Trânsito (PSC) solicitou que seja feito um estudo junto ao setor competente da Prefeitura para verificar a viabilidade de construir as seguintes obras no Conjunto Dom Rufino I, II, III e IV para atender os moradores: grupo escolar, posto de saúde, academia ao ar livre, creche, quadra esportiva e parque infantil.

Já no outro documento, o vereador requisitou ao secretário de Transporte, Trânsito de Articulação com as Forças de Segurança, Maurício Pinheiro Machado, que adote providências no sentido de providenciar a sinalização adequada na Avenida São Sebastião com a implantação de redutores de velocidade e tachões antes das faixas de pedestre ou lombada.

“Caso seja permitido por lei, que seja feita a demarcação da divisa da pista da avenida mencionada, placas informando locais de estacionamentos, placas para controle de velocidade, renovação da pintura das faixas de pedestre, bem como fazer a pintura das faixas e da pista de ciclismo com sinalização informando as mesmas na referida avenida”, pontuou Joãozinho.

Foi aprovado o requerimento nº 782/2021, de autoria do vereador Edcarlos Gouveia(PP), que pleiteou em caráter de urgência a manutenção e melhoria da iluminação no Canteiro Central da Avenida Coronel Lucas, no bairro Nova Parnaíba.  “A presente proposição justifica-se em virtude de termos escolas nas proximidades”, defendeu Edcarlos.

Edcarlos Gouveia também pediu na matéria nº 832/2021, melhoria na infraestrutura da pavimentação poliédrica da Rua Boieiro João Penha, localizado no bairro Catanduvas. A presente proposição é justificada pelo grande aumento de residências, e quando chove, os moradores da localidade não conseguem entrar nas suas casas pelo fato de a rua ser de areia.


A democrata Neta Castelo Branco apresentou o requerimento nº826/2021, para que seja realizado um estudo de viabilidade para mudança do sentido de tráfego convertendo em mão única a Rua Joaquim Frota Aguiar, próxima a Avenida Pinheiro Machado, ao lado da Escola Integrada Deputado Moraes Souza (Sesi), no Bairro Rodoviária. De acordo com a parlamentar, no período de aulas presenciais o tráfego torna-se quase que inviável.


O vereador Assis Car (PROS), expôs dois requerimentos de nºs 827 e 828/2021, dirigidos ao Poder Executivo. No primeiro requerimento, o parlamentar requereu que sejam tomadas as devidas providências por parte do município para fazer trabalho de limpeza e capina no bairro São Vicente de Paula, pois os matos estão muito alto nas ruas, necessitando urgentemente de manutenção.

Já no segundo, AssiCar solicitou que seja encaminhada correspondência ao prefeito Mão Santa e ao diretor da Vigilância Sanitária em Parnaíba solicitando que seja formada uma comissão a fim de fiscalizar o acúmulo de lama e mau cheiro na Rua Adília Borges, no Bairro Ceará.


Foram apreciados e aprovados ainda três requerimentos do parlamentar Batista do Catanduvas (Solidariedade) de nºs 829, 830 e 831/2021. No primeiro pleito, será encaminhado ofícios à secretaria de Infraestrutura, ao diretor da Empresa Parnaibana de Serviços Públicos (Empa) e ao prefeito solicitando que seja instalada internet gratuita nos mercados públicos do município (Quarenta, Caramuru, Guarita e Fátima) que irá beneficiar mais de 650 feirantes, além de beneficiar aproximadamente 1200 usuários dos referidos mercados que por lá transitam todos os dias.

Na outra demanda, requereu a recuperação total do chafariz e da lavanderia pública localizados no bairro Catanduvas por se tratar de um importante e bem público que serve à comunidade local, que se utiliza do mesmo para lavar roupa, tomar banho e até mesmo para beber. O referido bem público tem mais de 50 anos de criação e toda comunidade necessita do seu benefício, mas atualmente se encontra em deplorável estado de conservação, necessitando com urgência de uma reforma.

Já no último pedido, o vereador solicitou a instalação de tabelas de basquete ao longo da Avenida São Sebastião, no canteiro público onde estão edificadas as quadras públicas como uma forma de incentivar a prática do esporte na cidade, assim oferecendo oportunidade à comunidade esportiva local.


Zé Filho Caxingó (PL), requereu por meio da demanda nº 834/2021 que sejam tomadas as devidas providências por parte do setor competente do Executivo para que seja feita a revitalização da faixa de pedestre em frente à Igreja Santa Ana, no Bairro Piauí, e a instalação de tartarugas para sinalização, pois trata-se de uma área de grande movimento.

Ainda prosseguiu pedindo no requerimento nº835/2021, que o secretário Maurício Pinheiro Machado Júnior promova a construção de um redutor de velocidade do tipo “quebra-molas”, associado a uma faixa de pedestre em frente a Igreja Maranata, situada na Rua Santa Terezinha, no bairro Alto Santa Maria.

Em sua justificativa, o vereador ressaltou que a propositura busca a redução de velocidade de veículos, proporcionando maior segurança para o trânsito da região e também por conta do grande fluxo de veículos que transitam pelo local. Não obstante, os recorrentes casos de manobras perigosas cometidas por condutores de veículos ciclomotores, colocam em risco de acidentes e atropelamento crianças e adolescentes que trafegam pelo local.

Ascom/CMP

Adicionar Comentário