Nos trabalhos plenários da sessão ordinária da Câmara Municipal de Parnaíba desta quarta-feira (29), foi aprovado o requerimento de N° 949/2021, assinado por todos os vereadores signatários, para que seja enviada Moção de Profundo Pesar ao presidente da CMP, Carlson Pessoa (DEM), pelo falecimento da mãe o parlamentar, Maria Adelaide Cornélio Pessoa . A Moção é extensiva ao esposo da falecida, o radialista e ex-vereador da Augusta Casa de Leis, José Augusto Cornélio Pessoa e aos demais familiares enlutados.
Dona Adelaide veio a óbito na última quinta-feira (23), em virtude de complicações cardiorrespiratórias. Dona Adelaide foi ex-chefe do Instituto de Assistência e Previdência Privada do Estado do Piauí (Iapep), em Parnaíba. A matriarca da família Pessoa tinha 80 anos e deixou esposo, 7 filhos, 13 netos, 1 bisneto, noras e genros.
Os vereadores signatários também assinaram o requerimento 848/2021, para o registro em ATA de uma Moção de Louvor em homenagem a Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo (Abbtur), pelo excelente trabalho desenvolvido na área de turismo e pela data do Dia 27 de Setembro, em que se comemora o Dia do Turismólogo.
A data foi estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT). O turismo é de extrema importância para qualquer nação, sendo uma atividade que atinge direta e indiretamente os mais variados setores da economia, mostrando-se como uma grande geradora de emprego e renda.
Sendo assim, o texto do requerimento finaliza ressaltando que “torna-se evidente que estes profissionais em tempo de pandemia passaram por sérias dificuldades. Eles prestam um trabalho imprescindível a Casa Legislativa demonstra o reconhecimento pela atividade prestada à sociedade”.
Logo em seguida as matérias frisaram diversas necessidades da população parnaibana. O vereador André Neves (Republicanos) levou para debate e votação dos vereadores três requerimentos. No de número 955/2021, pediu implantação de pavimentação asfáltica na BR 343 até o povoado Cacimbão, que se encontra totalmente na piçarra e bastante deteriorada.
Calçamento para a Rua Projetada N° 196 foi requerido na matéria de N° 957/2021. “Essa rua está situada no bairro Planalto, sendo parcialmente na areia, fato que vem causando inúmeros transtornos à população que transfere faz uso da via”, explicou André.
Ele também pediu calçamento para a Rua José Antônio Carneiro, localizada no bairro Dirceu Arcoverde. Assim como na demanda anterior, ele disse que o logradouro público se encontra na areia e precisa urgente de infraestrutura.
Em dois requerimentos, respectivamente de N°s 959 e 960/2021, Assis Car (PROS), sugeriu a limpeza do canal da Avenida Padre Raimundo José Vieira, mais precisamente entre as ruas Tabajara e Armando Burlamaqui, no bairro de Fátima e, restauração do calçamento da Rua das Flores, no bairro São Francisco da Guarita.
A fim de proporcionar mais segurança para os moradores dos bairros Igaraçu e Lagoa da Prata, o vereador Renato Bittencourt (PTB), solicitou no requerimento 950/2021 a implantação de rede de baixa tensão na Avenida Batista Filho e Travessa Batista Filho, com início na Rua Vila Nova e final na Rua Gumercindo Santos. Conforme salientou o parlamentar, a área é deficitária de iluminação pública, condição que favorece a bandidagem.
Demandas sobre segurança pública, saúde, serviço social e infraestrutura foram pautadas nos requerimentos do vereador Joãozinho do Trânsito (PSC). O documento 951/2021 foi protocolado para que seja encaminhada correspondência ao secretário estadual de Segurança Pública, Coronel Rubens da Silva Pereira, ao comandante geral da Polícia Militar no Piauí, Coronel Lindomar Castilho e ao comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar – Major Osmar, em Parnaíba, Coronel Pacífico, solicitando que sejam tomadas providências para a criação de um Batalhão de Moto Patrulhamento na cidade. De acordo com o parlamentar, a onda de violência cresce de forma assustadora em Parnaíba e existem muitos conjuntos residenciais afastados que necessitam de vistoria policial por moto patrulhamento.
Por meio da aprovação do pleito 952/2021, será encaminhada correspondência à secretária municipal de Saúde, Leidiane Pio Barros, para que o posto de saúde e o consultório odontológico da comunidade Olho D’Água sejam reativados.
“O prédio já existe, mas estão faltando equipamentos, bem como profissionais para atenderem a grande demanda da população. Ressalto que a unidade de saúde além de atender os pacientes do Olho D’Água, também é responsável pelas comunidades Capoeiras e Carpina
No requerimento 953/2021 Joãozinho do Trânsito demandou colocação de iluminação pública nos postes já existente na BR 402, nas proximidades da rotatória do Instituto Federal do Piauí (Ifpi), até a comunidade Olho D’Água, além da reposição de lâmpadas queimadas na citada comunidade da zona rural. Já por meio do pleito 954/2021, o parlamentar solicitou providências para que sejam construídas áreas de lazer como quadra esportiva, academias populares e parques infantis nas comunidades Carpina, Olho d’Água e Capoeiras. Por fim, Joãozinho do Trânsito pediu no requerimento 961/2021, que o município de Parnaíba estude a viabilidade de fazer a doação de absorventes higiênicos para mulheres, jovens e estudantes que se encontram em situação de rua ou de vulnerabilidade social na cidade de Parnaíba.
“Existem muitas mulheres que não têm condições de adquirir este item de higiene básica, tão essencial às mulheres”, defendeu o parlamentar.
Ao final da aprovação dos requerimentos escritos, o presidente da Casa, Carlson Pessoa (DEM), fez um requerimento verbal solicitando informações por parte do presidente da Agência Parnaibana de Regulação de Serviços Públicos (Aserpa), Lisandro Aires, sobre a real porcentagem de esgotamento sanitário cobrada pela Companhia de Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa).
O presidente informou que vem sendo procurado diariamente pela população que reclama da taxa abusiva de esgoto.
“Não sabemos se a taxa de esgoto é 80 ou 100% sobre a tarifa de água. O fato é que a cobrança é extremamente alta, chegando a comprometer o orçamento de muitas famílias que têm nos procurado e solicitamos estas informações”, finalizou.
Ascom / CMP