Na segunda sessão do mês de agosto realizada na noite desta terça-feira (03), da Câmara Municipal de Parnaíba, foram apreciados e votados requerimentos de diversos parlamentares.
O presidente Carlson Pessoa (DEM), apresentou o requerimento Nº 648/2021, para que a Prefeitura de Parnaíba determine em caráter de urgência a construção do calçamento da Rua Projetada 41, localizada na comunidade Pedra do Sal. No de N° 649/2021, pediu o envio de correspondência à secretária de Infraestrutura, Maria das Graças Moraes Souza Nunes, para que seja feita a implantação de uma academia popular na Praça Professor Souza, localizada na Rua Equador com a Travessa Armando Cajubá, no bairro Ceará. O referido logradouro público foi construído pelo prefeito Mão Santa em homenagem ao professor do Colégio Edson Cunha.
Carlson pediu também no requerimento 661/2021, o envio de ofício ao superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes do Piauí (DNIT/PI), em Teresina, solicitando a recuperação asfáltica e roço às margens da BR 402 nos limites do município de Chaval. A solicitação é para que seja enviada concomitantemente uma cópia ao deputado federal e coordenador da Bancada Federal do Piauí, Átila Lira (PP), para que o parlamentar interceda junto ao DNIT.
Do vereador Joãozinho do Trânsito (PSC), foram aprovados três requerimentos. O de N° 645/2021, pedindo da Prefeitura um estudo a fim de verificar a viabilidade de construção de um shopping ao redor do Setor Comercial para atender as reivindicações dos trabalhadores, camelôs e ambulantes que trabalham de forma precária na Praça dos Poetas, no antigo Terminal de Ônibus, no Centro da cidade em frente a Sapataria Destak. Pediu ainda a colocação de iluminação adequada, além de segurança pública no local. Joãozinho do Trânsito requereu no documento N° 646/2021, que o secretário de Transporte, Trânsito e Articulação com as Forças de Segurança, Maurício Pinheiro Machado Júnior, tome as devidas providências no sentido de fazer o patrulhamento e fiscalização, bem como organizar o trânsito nos seguintes locais: Praça da Graça, no Centro; Rotatória do Mirante; sinal da Pinheiro Machado; Porto das Barcas; Beira Rio, Avenida São Sebastião e onde mais se fizerem necessários na cidade de Parnaíba.
Ele pediu ainda no requerimento 647/2021, que a Prefeitura de Parnaíba, através da Secretaria de Transporte, Trânsito e Articulação com as Forças de Segurança faça um estudo para verificar a viabilidade de implantação de sinalização luminosa os semáforos nos principais cruzamentos das seguintes ruas e avenidas de Parnaíba: Cruzamento da Rua Santana com Ricardo Coimbra, no bairro Dirceu Arcoverde; cruzamento da Rua Anhanguera com Armando Cajubá, no bairro São Francisco da Guarita; cruzamento da Rua Prudente de Morais com Princesa Isabel, em frente a Parnauto; cruzamento da Rua João Batista Silva com José de Moraes Correia, próximo a Indústria de Laticínios Leite Longá, no bairro Guarita; cruzamento da Rua Pedro Freitas com Rua Doutor João Silva Filho, no bairro Piauí; cruzamento da Avenida São Sebastião com Pedro Freitas, próximo a Morada da Universidade, no bairro Frei Higino; Cruzamento da Rua Itaúna com a Timbiras, próximo a Prefeitura, no bairro Pindorama; cruzamento da rua Dirceu com a Avenida São Sebastião, mais precisamente próximo ao Restaurante Leste, no bairro Piauí; cruzamento da Rua Samuel Santos com a Rua Benedito dos Santos Lima, próximo a Academia Boa Forma, no bairro Pindorama; cruzamento da Rua Afonso Pena com Armando Burlamaqui, no bairro São Francisco da Guarita; cruzamento da Avenida das Normalistas com a Coronel Lucas, no bairro Nova Parnaíba; cruzamento da Rotatória do Balão da Rodoviária e Rotatória do Balão da Delta, na entrada da cidade de Parnaíba.
No quesito segurança pública, Irmã Marquinhos, do Democratas, pediu enfaticamente por parte do Estado mais segurança para a cidade. Para tanto, ele apresentou o requerimento 652/20 21 solicitando o envio de correspondência ao secretário estadual de Segurança Pública, Rubens da Silva Pereira, para que o gestor tome providências urgentes para frear a grande onda de violência na cidade que vem causando um sentimento de revolta nos municípios.
“Semanalmente, e quase diariamente tem sido registrado homicídios em Parnaíba e a população clama por segurança. Precisamos de respostas urgentes por parte do Estado, com o envio de policiais em nossa cidade”, ponderou. Na matéria 653/2021, irmão Marquinhos novamente pediu o envio de ofício, desta vez para o coordenador da 1ª Ciretran do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/Piauí), Reinaldo de Castro Santos Filho, para que seja realizada uma vistoria de um grupo de vereadores da Câmara nas dependências da 1ª Ciretran, principalmente no pátio onde estão os veículos apreendidos. Conforme salientou o parlamentar, o local é de difícil acesso, sendo que os vereadores solicitam também informações de como se encontram os carros e as motos apreendidos.
No requerimento de 667/2021 que tem a assinatura dos vereadores signatários, Renato Bittencourt (PTB) e Carlson Pessoa, pediram o envio de correspondência ao prefeito Mão Santa (DEM) e à secretaria de Infraestrutura, Maria das Graças Morais Souza Nunes, para que sejam tomadas providências junto ao setor competente para seja feita a distribuição dos pontos de energia elétrica para os proprietários de Food Truck (veículos que transportam e vendem comida) na Praça do Amor, na Avenida São Sebastião. Este é uma reivindicação latente dos proprietários que estão aguardando ansiosamente pela liberação de energia elétrica através do Poder Executivo. De acordo com o documento, a parte da Equatorial já está pronta, sendo que resta apenas a liberação do município para execução dos serviços.
O presidente e o parlamentar ainda assinam em conjunto a demanda 666/2021, para que sejam tomadas as devidas providências para a implantação de luminárias de LED em toda a extensão da Rua James Clark, compreendendo os bairros Nossa Senhora de Fátima e São Benedito Benedito, da Rua Barão do Rio Branco, Rua Monsenhor Roberto Lopes e Rua Doutor João Goulart, todas localizadas no bairro São José. Renato Bittencourt teve aprovado ainda o documento 665/2021, por meio do qual requereu a realização de um estudo com o objetivo de colocar uma passarela na ponte Santa Isabel, no bairro Ilha Grande de Santa Isabel. Conforme ressaltou o parlamentar, a demanda se faz necessária para garantir a segurança dos pedestres que transitam pela ponte. Por fim, no requerimento 671/2021, ele pediu que seja feita a implementação da tubulação de água encanada na invasão ao lado do Residencial Dunnas, na Rua Projetada 2, no Residencial Dunas 2, no bairro Dirceu Arcoverde.
No requerimento N° 672/2021, o vereador do PROS Assis Car, demandou que seja refeita a pintura das faixas de pedestres da Avenida João Silva Filho, no Bairro Piauí, uma vez que as sinalizações horizontais estão apagadas, dificultando a passagem dos pedestres e expondo a população a riscos de acidentes.
Zé Filho Caxingó (PL), levou para votação o pleito de N° 676/2021 solicitando do prefeito Mão Santa e da secretária de municipal de Saúde, Leidiane Pio Barros, o levantamento dos estoques dos insumos utilizados por pessoas diabéticas no acompanhamento da comorbidade, além de providenciarem meios para o abastecimento dos estoques de materiais em falta, como fitas, lancetas e seringas.
Irmão Marquinhos (DEM), solicitou na matéria 652/2021 o envio de correspondente ao secretário estadual de Segurança Pública, Rubens da Silva Pereira, para que sejam tomadas as devidas providências com urgência para restabelecer a segurança pública de Parnaíba, pois “a população está apavorada com a crescente onda de violência que já vem causando o sentimento de revolta nos parnaibanos, pois é grande o número de homicídios e a população clama por segurança”, bradou Irmão Marquinhos ao passo em que requereu também o aumento de policiais na cidade. No requerimento 653/2021, ele pediu o envio de ofício ao coordenador da 1ª Ciretran do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/PI), Reinaldo de Castro dos Santos Filho, para que seja realizada a visita de um grupo de vereadores da Câmara às dependências do prédio do Detran na cidade, principalmente ao pátio onde estão os veículos apreendidos, uma vez que o local é de difícil acesso e não há nenhuma informação de como se encontram os veículos.
Os vereadores signatários Irmão Marquinhos, Joãozinho do Trânsito, Batista do Catanduvas, Daniel Jackson e Assis car, assinaram o o documento 664/2021 destinado ao setor competente da Prefeitura de Parnaíba para que seja feita a contratação de profissionais médicos veterinários, recepcionistas e auxiliares para a Sala de Castração do Centro de Zoonoses (CCZ). Conforme os parlamentares, a sala já está pronta e equipada há muito tempo, porém,sem funcionalidade, sendo que a demanda de animais na cidade é grande e a população aguarda as providências da gestão municipal.
Fátima Carmino (PT), apresentou o requerimento 663/2021, para que seja enviado ofício ao chefe do Executivo Municipal para que a cidade de Parnaíba faça adesão ao Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência LGBTfóbica.
O Pacto trata-se de uma ação do Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Estado da Assistência Social Trabalho e Direitos Humanos, Superintendência de Direitos Humanos e à Gerência de Enfrentamento à LGBTfóbica, que tem por objetivo promover a articulação entre Estado e municípios nas ações de prevenção e combate a LGBTfobia.
André Neves, do Republicanos, teve dois requerimentos aprovados. No de N° 668/2021 ele pediu a implantação de calçamento na Rua Carlito Cassimiro Feijão, localizada no bairro Reis Veloso que encontra-se parcialmente sem estrutura adequada. Tal situação causa inúmeros transtornos à população que trafega e faz uso da via. Ressalta-se que a solicitação foi feita pelos moradores da região. E na matéria 697/2021, André solicitando a construção de uma praça no Residencial Conviver Parnaíba II, na Rua Projetada I, no bairro João 23, pois o mesmo não possui nenhuma praça. O empreendimento visa oferecer mais uma opção de lazer e saúde à população. André Neves teve também aprovado o requerimento 670/2021, para que seja implantada a pavimentação poliédrica da Rua Teles Ferraz, no bairro São Benedito, que encontra-se deteriorada.
Ascom / CMP