A líder do Governo Mão Santa na Câmara, Neta Castelo Branco (DEM), teve quatro requerimentos aprovados na sessão ordinária desta quarta-feira (20). Na demanda 996/2021, Neta sugeriu a implantação de uma Escola Bilíngue – Libras / Português de Parnaíba. A sugestão é para que a unidade de ensino seja criada por meio de convênio com a Associação de Pais e Amigos dos Surdos (Apas), presidida pela senhora Lindalva Nascimento de Sousa, cidadã que já tem um trabalho bastante consolidado e importante na comunidade.
“Essa escola será de extrema importância para alfabetizar as crianças surdas ou com deficiência auditiva, de forma que elas possam para que elas possam ser cidadãos iguais a nós ouvintes”, defendeu Neta.
No de N° 997/2021, foi pedida a abertura de duas ruas no Assentamento Canaã do Norte para construção de 75 casas que serão construídas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A solicitação de abertura das ruas já foi protocolada na Prefeitura pela Associação dos Produtores e Produtoras do Assentamento Canaã. O número do processo é 11345/2021.
Já nos pleitos 1002 e 1003/2021, ela requereu respectivamente o registro em Ata nos Anais da Casa, Moção de Louvor em homenagem aos fisioterapeutas e aos médicos de Parnaíba pelo excelente trabalho desenvolvido na área da saúde, principalmente frente ao enfrentamento da Covid-19 e pelas datas dos dias 13 e 18 de outubro em que se comemora o trabalho dos profissionais.
Joãozinho do Trânsito (PSC), teve aprovado o documento 998/2021, para elaboração de um estudo a fim de verificar a viabilidade de executar uma limpeza adequada em todos os cemitérios da cidade de Parnaíba, além de providenciar segurança aos campos-santos e reformar os túmulos. O ofício trata ainda da distribuição gratuita de velas, coroas e a água para as pessoas de baixa renda que, com a pandemia, tiveram suas finanças ainda mais afetadas, estando impossibilitadas de velarem seus entes queridos. No 1005/2021, pediu a instalação de luminárias na PI-116, iniciando no posto de gasolina até a rotatória da entrada do povoado Barro Vermelho, bem como no início do povoado até a entrada da Praia da Pedra do Sal, no bairro Ilha Grande de Santa.
De acordo com Joãozinho, esta é uma reivindicação antiga dos moradores da comunidade que visa evitar assaltos e melhorar a trafegabilidade. Na demanda 1006/2021, foi sugerido a execução das seguintes obras para atender aos moradores do bairro Ilha Grande de Santa Isabel: quadras poliesportivas, academias populares e parques infantis.
“Trata-se de um pedido antigo dos moradores. as benfeitorias visam oferecer algumas modalidades de lazer ao povo da região, principalmente dos jovens”, salientou.
André Neves (Republicanos), apresentou o requerimento 1007/2021 no sentido de seja implantada academia popular no Conjunto Raul Bacelar para oferecer mais uma opção de lazer aos residentes, além da construção de uma praça.
“Trata-se de uma comunidade carente de lazer, infraestrutura e cultura”, disse. Dele também é a requisição de N° 1008/2021, por meio da qual pediu a restauração em alguns pontos da passarela da Avenida Armando Cajubá, no bairro Ceará,que se encontra bastante deteriorada causando muitos transtornos à população, principalmente aos pedestres.
“Os comerciantes e moradores da região me procuraram para que a Câmara possa intervir nesta questão”, explicou.
Irmão Marquinhos (DEM), solicitou por meio do requerimento 1009/2021, providências para implantação de um consultório odontológico na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Olho d’Água, zona rural de Parnaíba. Os moradores precisam se deslocar para outras regiões em busca de atendimento.
Semelhantemente ao pleito anterior, Irmão Marquinhos requereu no documento 1010/2021, a implantação de consultório odontológico na UBS Pedro Zeferino Marques – Módulo 10, no bairro Frei Higino. “Recebo constantemente vários pedidos dos moradores que têm se deslocado também para outros bairros em busca de serem atendidos por um dentista”, completou o parlamentar.
O parlamentar do PSL, Geraldinho, teve duas demandas atendidas nas quais ele pleiteou respectivamente 1011 1012 requerendo asfalto para as ruas Paul Harris e Companheiro José Alfredo, localizadas no bairro Santa Galo e o envio de um dentista para a UBS Samaritana no bairro Piauí.
“Pedimos um dentista para atendimento no turno da manhã, uma vez que o posto só dispõe do profissional à tarde”, observou.
No de N° 1003/2021, Assis Car (PROS), demandou sinalização horizontal e vertical no cruzamento das ruas Afonso Pena com Francisco Severiano, no bairro Campos, “pois o tráfego na região é confuso e ninguém sabe qual é a via preferencial, correndo risco constante de acidente”, salientou o parlamentar. Já na demanda 1014/2021, ele solicitou providências para instalação de poste de iluminação pública na Rua B, no Loteamento Rosa dos Ventos, no bairro São Vicente de Paula.
Por intermédio do pleito de N° 1015/2021, Zé Filho Caxingó (PL), solicitou da Prefeitura de Parnaíba o corte e poda das árvores da Praça Antônio do Monte, em frente a Santa Casa de Misericórdia de Parnaíba, no Centro da cidade. De acordo com ele, as árvores da praça estão com estrutura muito grande, podendo a qualquer momento ocasionar acidentes com pedestres e automóveis que ficam estacionados na região.
Em virtude do risco iminente da Ponte do Tabuleiro desabar, uma vez que a passagem sobre o Rio São José começou a ceder, Zé Filho apresentou duas demandas referentes a segurança para o local. Foi aprovado o requerimento 1017/2021 para que seja encaminhado Ofício ao comandante do Segundo Batalhão de Bombeiros Militar do Piauí em Parnaíba, Major Julierme Christian Lima Vale, a fim de que o gestor providencie uma avaliação técnica da ponte cuja estrutura é de madeira.
Conforme flagrantes feitos por internautas, a ponte já começou a ceder mais ou menos 15 cm, sendo que por lá passa uma grande quantidade de pessoas e veículos que transitam pelo local.
E na demanda 1017/2018, ele pediu o envio de correspondência ao inspetor chefe da Inspetoria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-Piauí), em Parnaíba, Lucas de Carvalho Neves para que o mesmo providencie uma avaliação técnica da ponte do Bairro Tabuleiro.
Renato Bittencourt (PTB), também apresentou demanda para solucionar a questão da Ponte do Tabuleiro. Renato, no entanto, requereu em caráter de urgência a construção de uma ponte de concreto no lugar da atual Ponte de Madeira do Tabuleiro.
“A ponte existente é de madeira, sendo que algumas madeiras estão soltas e a ponte começou a ceder em sua cabeceira mais de 20 cm, podendo desabar a qualquer momento”, alertou Renato.
Ascom / CMP