Na sessão ordinária desta segunda-feira (11), foram debatidas e aprovadas diversas demandas, entre elas, cinco Moções de Pesar, uma de Louvor, uma de Repúdio e requerimentos. O vereador Renato Bittencourt (PTB), teve aprovada a Moção de Pesar Nº 15 2022, que será enviada à doutora Maria Eleusis Mendes Teles e Dr. Bernardo de Cárpio Mendes Teles, extensiva aos demais familiares pelo falecimento de seu pai, o Doutor João Rezende Teles, que veio a óbito aos 103 anos de idade no último dia 8 de Abril.
O presidente Carlson Pessoa (UNIÃO) também apresentou Moção de Pesar N° 16/2022, dirigida aos familiares do professor Paulo Jorge Ribeiro dos Santos, falecido aos 62 anos no último dia 9 de abril.
Ricardo Veras (Republicanos) teve aprovadas duas Moções de Pesar, de N°s 17 e 18/2022, dirigidas respectivamente aos familiares de Maria Milene de Alcântara Moura, assassinada no dia 8 de abril e aos familiares de João Rezende Telles, também falecido na mesma data.
A Moção de Louvor de Nº 03/2022, de autoria do presidente Carlson Pessoa homenageia o parnaibano Roberto William Rufino de Souza, parabenizando-o pelos seus relevantes serviços prestados à frente da comunicação da Câmara e pela sua nomeação como superintendente de Comunicação da Prefeitura Municipal de Parnaíba (PMP).
“Os trabalhos da Câmara têm sido sobremaneira engrandecidos e ganhado destaque pelo primoroso trabalho feito por Roberto William, por meio das transmissões ao vivo das sessões, com qualidade de som, imagem e diversos recursos inovadores. Fato este que tem levado a Câmara Municipal de Parnaíba a se destacar no Nordeste, no que tange ao Poder Legislativo”, parabenizou o presidente.A vereador e líder do governo Mão Santa, Neta Castelo Branco (Progressistas) solicitou e teve aprovada a Moção de Repúdio contra a fala do Senhor Doté Thiago Soares, durante o uso da Tribuna Livre ocorrido na sessão ordinária do último dia 5 de abril, na qual a parlamentar disse ser agressiva contra ela e os demais membros do Poder Legislativo. Conforme destacou Neta, o uso da referida Tribuna foi concedida mediante requerimento Nº 188/2022, de autoria da vereadora Fátima Carmino (PT).
“O senhor Doté Thiago Soares, durante usa a Tribuna Livre, se dirigiu a esta vereadora com a seguinte fala ‘eu vi a senhora vereador e outros e alguns outros comparsas, porque a palavra para mim tem que ser essa”, frisou um trecho da Moção de Repúdio que continuou “No dicionário, o termo ‘comparsa’ é descrito como ‘aquele que numa situação de posição secundária, co-participante, cúmplice, parceiro, pessoa com papel secundário, coadjuvante e figurante. Porém, os exemplos do mesmo dicionário são ‘outro criminoso esperava o comparsa ao volante do carro; o comparsa conseguiu fugir e as autoridades ainda tenta estabelecer se a vítima era um pedestre ou comparsa do crime; Dessa forma, a palavra comparsa remete ao significado de ladrão, bandido e criminoso”, descreve outro trecho da Moção de Repúdio.
A vereadora Neta disse ainda que ao se retirar do Plenário em meio às falas do tribuno, teria sido abordada de maneira intimidadora por duas pessoas que acompanhavam Doté Thiago Soares.
Passando para os requerimentos, Carlson Pessoa teve aprovado de N° 218/2022, para que seja feita em caráter de urgência a retirada de areias acumuladas do meio-fio das vias públicas do bairro Nossa Senhora de Fátima. no de N° 221/2022, o presidente requereu o uso da Tribuna Livre para os senhores Rômulo Santos e Arthur Fontenelle, na sessão ordinária em formato híbrida do dia 3 de maio para tratar sobre assuntos inerentes à Oficina Esperanza. Já no pleito 215/2022, o pedido foi para a construção de pavimentação asfáltica de aproximadamente 600 metros na Rua Merval Neres, via que liga a Avenida Pinheiro Machado à Rua Rodrigues Coimbra Rua, dando acesso direto e imediato ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde.
“A implantação do asfalto nesse trecho ajudará os moradores do bairro e também no deslocamento de ambulâncias que vem da Avenida Pinheiro Machado para a unidade de saúde. Atualmente o calçamento da via encontra-se totalmente esburacado, fato que impede o acesso rápido das ambulâncias até o hospital”, justificou o presidente.
Ricardo Veras (Republicanos), pediu na demanda 211/2022, pavimentação para a Rua Doutor Joaquim Narciso de Oliveira Castro, no bairro Reis Veloso, a fim de melhorar a trafegabilidade do trânsito no local.
No pleito 209/2022, o parlamentar Joãozinho do Trânsito (PSC), pediu que sejam tomadas providências para recuperação da pavimentação poliédrica do calçamento ou construção de pavimentação asfáltica, bem como fechamento de buracos e crateras, desentupimento de esgotos, bueiros e galerias nas seguintes ruas do bairro Nossa Senhora do Carmo: Rua São José, Rua Sergipe, Rua Coronel Ribeiro e Rua merval Neres. Já no documento 210/2022, a demanda foi dirigida à solução dos problemas do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Parnaíba, com participação das ONGs credenciadas para esses fins no sentido de ajudar os animais em estado de vulnerabilidade, dando assistência, tratamento e alimentação aos bichanos.
Dele também é o documento 21282022, para que seja implantado calçamento ou asfalto nas seguintes ruas do bairro Frei Higino: Rua Jornalista Batista Leão, Rua Esperanza Fontenelle Carvalho, Rua Flávio Antônio Correia Caracas, Rua TV Lucídio Portela, Rua Pedro Alcântara dos Santos, Rua Padre Savina Petrilli e Rua Antônio Calixto. Joãozinho do Trânsito também demandou no documento 213/2022, a implantação de sinalização luminosa ou semáforos nos principais cruzamentos das seguintes ruas, avenidas e rotatórias da cidade de Parnaíba: Rua Doutor João Silva Filho com a Rua Centenário; Rua Ricardo Coimbra com a Rua Santana; Rua Governador Pedro Freitas com Avenida Doutor João Silva Filho; Rua Prudente de Morais com a Avenida Princesa Isabel (em frente a Parnauto); Rua João Batista Silva com a Rua José de Moraes Correia (próximo a Indústria de Laticínios Leite Longa)0; BR-343, na rotatória do Assaí Atacadista; Rua Pedro Freitas com Avenida São Sebastião; Rua Armando Cajubá, no bairro Guarita Rua Ceará (mais precisamente na rotatória do Balão do Chico Berto) e na rotatória o Balão do Conjunto Betânia, nas imediações da Avenida Doutor João Silva Filho.
Batista do Catanduvas (Solidariedade), requereu no pleito 223/2022, calçamento para rua principal do Loteamento Cidade Jardim, no bairro Dirceu Arcoverde, localizada antes do conjunto Portal dos Ventos ( no sentido de quem vem na BR 402 e dobra à esquerda na esquina da Oficina do Luizinho).
O republicano André Neves requereu no ofício 224/2022, a recuperação da pavimentação asfáltica da Rua Almirante Gervásio Sampaio, localizada no bairro Nossa Senhora do Carmo, que se encontra-se sem a devida infraestrutura, o que vem causando inúmeros transtornos à população que trafega e faz uso da via. No de N° 225/2022 ele também pediu a implantação da pavimentação asfáltica da Rua Doutor João Cândido, localizada no bairro Nova Parnaíba, pois se encontra na mesma situação que a anterior.
Limpeza de todas as vias públicas do bairro São José foi requisitada pelo vereador Renato Bittencourt (PTB) por meio do preto 220/2022.
“Precisa ser feito a capina dos matos que já estão bem altos, acumulando-se as águas das chuvas, formando poças e propiciando a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de várias doenças” , alertou.
No requerimento de N° 219/2022, ele sugeriu a limpeza geral do cemitério Santa Izabel e dos demais campos santos da cidade de Parnaíba, os quais se encontram com grande volume de mato devido ao período invernoso. Ele reforçou ainda que tal limpeza deve ser feita constantemente ao longo do ano e não apenas próximo ao Dia de Finados,Dia dos Pais e Dia das Mães, como vem ocorrendo atualmente.
Edcarlos Gouveia, do Partido Progressistas apresentou duas demandas, sendo elas de N°s 204 e 205/2022, por meio das pediu respectivamente limpeza das ruas Benedito Lima e Silva e Rua João Nogueira de Oliveira, no bairro Reis Veloso e a limpeza e desobstrução da via secundária (Local 3,) localizada no Distrito Industrial de Parnaíba.
Ascom / CMP