Os vereadores da Câmara Municipal de Parnaíba se reunira na noite desta segunda-feira (06) para debater e aprovar inúmeras demandas de interesse dos munícipes.
Do gabinete vereador do União Brasil, Irmão Marquinhos, foram aprovados dois requerimentos. No primeiro, de N°447/2022 ele solicitou a implantação de uma praça com parque infantil e academia popular na localidade Assentamento do Prado, na zona rural de Parnaíba. E, no de N° 448/2022 a demanda foi em relação à compra de uniformes e protetores solares para os agentes de saúde e agentes de endemias. Conforme salientou o parlamentar, além do fardamento facilitar a identificação dos profissionais, há muito tempo eles não contam com novos fardamentos.
Joãozinho do Trânsito (PSC), requereu por meio do Ofício 445/2022, medidas cabíveis para colocação de redutores de velocidade e tachões próximos as faixas de pedestres situadas no perímetro de colégios, postos de saúde, creches, hospitais e academias. No próximo pleito, de N° 446/2022, ele pediu a manutenção dos poços e bombas já existentes no povoado São José, na entrada do KM 12, zona rural da cidade.
Em atendimento à demanda dos moradores de Ilha Grande de Santa Isabel, mais precisamente da Comunidade Alto do Batista, o vereador e presidente da Câmara, Carlson Pessoa (UNIÃO), apresentou o requerimento N° 441/2022, dirigido ao prefeito Mão Santa e o secretário municipal de Infraestrutura, Francisco Emanuel Cunha de Brito, solicitando medidas urgentes para resolver a situação em que se encontra o sistema de abastecimento de água na comunidade.
O parlamentar requereu a manutenção das tampas das caixas d’água, pois com o tempo os depósitos já estão se quebrando. No documento também é solicitado em caráter de urgência a capina do matagal na área dos reservatórios de água, uma vez que a atual situação favorece a proliferação de insetos e animais peçonhentos, causando transtornos aos moradores.
Ainda para a Comunidade Alto do Batista foi aprovado do gabinete do presidente o documento N° 442/2022, direcionado também ao prefeito Mão Santa, ao secretário Francisco Emanuel e ao superintendente de Iluminação Pública, Dr. Leônidas dos Santos Melo, para que seja feito a instalação de luminárias no campo de futebol da localidade, bem como a capina dos matos, pois a prática de esporte por parte dos jovens está prejudicada em virtude da inviabilidade de uso do campo de futebol.
No tocante a pavimentação de ruas, Carlson teve aprovados os requerimentos de N°s 443 e 444/2022, solicitando da Prefeitura de Parnaíba calçamento para a Rua Irmã Dulce, localizada no Conjunto Raul Bacelar e para a Rua Tia Maria Alice, no bairro Ilha Grande de Santa Isabel, especificamente na Comunidade Alto do Batista. Ambas as demandas foram registradas em caráter de urgência.
Urbanização da Praça Júlio Augusto, no bairro Nossa Senhora do Carmo, bem como implantação de academia ao ar livre, novas iluminações e equipamentos que possa trazer conforto aos moradores da localidade foi sugerido pelo vereador do Republicanos, Ricardo Veras, por meio do requerimento 452/2022. Já na demanda 453 ele pediu a que sejam construídos abrigos de passeios nos pontos de paradas de ônibus do sistema de alternativa de passageiros em Parnaíba.
Neta Castelo Branco (Progressistas), sugeriu na matéria 451/2022 a realização de duas sessões ordinárias nos trabalhos da noite desta terça-feira (07) para deliberação e aprovação em definitivo do Projeto de Lei Complementar N° 08/2022, oriundo do Poder Executivo, em caráter emergencial. Dela também é a Moção de Pesar N° 35/2022 dirigida Ana Pedrosa, Dilma Pedrosa, Carlos Pedrosa, José Ivo Pedrosa e Luiz Pedrosa (ex-prefeito de Luíz Correia), extensiva aos demais membros da família, pelo falecimento da matriarca da família, a senhora Marinha Pedrosa, que veio a óbito aos 95 anos de idade no último dia 4 de junho.
Quem também solicitação Moção de Pesar, desta feita de N° 34/2022, foi o parlamentar Renato Bittencourt (PTB). A Moção é dirigida às doutoras Roseana Castro e Rosângela Oliveira Castro, extensiva aos demais membros da família pelo falecimento da irmã delas, Rosana de Oliveira Castro, ocorrido no dia 01 de junho. O mesmo documento foi demandado pelo vereador do Progressistas, Edcarlos Gouveia, por meio da Moção de Pesar N° 33/2022.
No pleito 449/2022, Renatinho pediu que seja enviado Ofício ao superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit-PI), José Ribamar Bastos, para que sejam tomadas providências urgentes no sentido de implantar redutores de velocidade na Avenida Leonardo de Carvalho Castelo Branco, em frente ao Conviver Parnaíba Residence, no bairro Florianópolis , próximo ao antiga Araras.
De acordo com ele, o pedido se faz necessário em caráter emergencial tendo em vista os constantes acidentes ocorridos na referida via. Outra demanda dele foi a de N° 450/2022, para que o município de Parnaíba faça a construção da pavimentação asfáltica da Avenida Marquês de Paranaguá, no bairro Nova Parnaíba, pois a situação da via está praticamente intrafegável.
Ascom / CMP